quarta-feira, 17 de maio de 2017

O Garoto dos Olhos Azuis

Bárbara é linda, loira e bem-sucedida. Desde que assistiu a uma cerimônia de casamento pela primeira vez, ainda criança, seu sonho é apenas um: percorrer o tapete vermelho da igreja, vestida de noiva. Porém, contrariando todas as suas expectativas, ao ser abandonada no altar, a vida de Bárbara desmorona. Ela decide voltar à cidade natal e passa a viver com os irmãos e mais dois amigos. Todos homens. Com a ajuda de Vivian, uma espécie de Barbie Malibu, Bárbara tenta superar sua decepção amorosa recente e uma da adolescência, que volta com tudo à sua memória: o garoto dos olhos azuis. Será que o cavalo branco só passa uma vez? É isso que Bárbara vai descobrir com bom humor, jogo de cintura e uma pitada de neurose, em O Garoto dos Olhos Azuis, romance de estreia de Raiza Varella.
Título: O Garoto dos Olhos Azuis
Autor (a): Raiza Varella
Editora: Pandorga
Número de páginas: 352



Preciso contar a vocês uma coisa: agosto foi o mês das surpresas agradáveis em relação à leitura. Foi o mês em que mais li e todas as leituras foram ótimas! E o melhor: li livros nacionais de excelente qualidade, que me deixaram em êxtase. E um desses livros foi O Garoto de Olhos Azuis.
Bárbara é o tipo de mulher que você, certamente, iria querer ter como amiga. Alto astral, sonhadora, romântica, amiga, ela é uma boa companhia para todas as horas e é o tipo de pessoa que te contagia com seu bom humor. Desde pequena, depois que assistiu a uma cerimônia de casamento, ela sonha em se casar. Para ela não há nada tão lindo quanto a expressão do noivo apaixonado ao ver a noiva entrando na igreja. Ela se recorda, até hoje, da expressão de um noivo ao ver sua futura esposa entrando na igreja. Cada detalhe é relembrando infinitamente e, em sua mente sonhadora, é aquilo que ela deseja que aconteça no seu grande dia.
Mas as coisas não acontecem bem do jeito que ela sonhou. Assim que ela começa a entrar na igreja e olha para o noivo, ele não está olhando para ela e sim para o outro lado. Radar de alerta ligado, claro! Para completar a situação, na hora do "fale agora ou cale-se para sempre" o bonitão simplesmente diz que não pode continuar com aquilo pois está apaixonado por outra mulher. Tá achando pouco? Pois tem mais! A outra mulher é uma das melhores amigas de Bárbara.
Como você ficaria sabendo de uma coisa dessas? Eu, certamente, não iria querer ver a cara dos dois nem pintados de ouro na minha frente. E ela, que, sempre idealizou o seu casamento, vê-se a frente de uma situação inusitada. Passa um verdadeiro filme pela sua cabeça e entre tantas lembranças, ela se recorda do garoto dos olhos azuis, o primeiro garoto por quem ela se apaixonou e que só viu uma vez na vida. Ele foi seu primeiro amor e também sua primeira decepção, afinal ele sumiu sem deixar rastros. Ela acreditou que ele fosse seu cavalo branco (uma espécie de príncipe encantado), mas depois de anos e anos sem vê-lo, simplesmente esqueceu dele (assim como ele também não devia nem se lembrar dela).
Devastada, sem chão, humilhada e deprimida, Bárbara decide que fugir é a solução. Ela vai, então, morar com os irmãos em Florianópolis e recomeçar a vida longe de todos aqueles que a fizeram sofrer. E é lá que ela vai conhecer Ian, um dos rapazes que divide o apartamento com seus irmãos. Logo de imediato os dois não irão se dar muito bem. Ele é metódico e extremamente organizado. Ela é o oposto e tem a infinita capacidade de tirá-lo do sério. Mas um sentimento mais forte vai nascer e Bárbara vai ter que decidir o que fará. Será que o cavalo branco só passa, realmente, uma vez?
Comecei a ler esse livro me preparando para chorar, mas fui logo surpreendida nas primeiras páginas. O livro é muito divertido e as minhas gargalhadas foram inúmeras (e altíssimas). Apesar da temática, a autora conseguiu transformar uma história que tinha tudo para ser triste em uma trama leve e engraçada. É impossível não se deixar envolver e torcer para que Bárbara tenha seu final feliz.
E por falar em Bárbara, eu simplesmente caí de amores por ela. Sério, ela é o tipo de garota que eu adoraria ter como amiga. Somos muito parecidas, principalmente na questão do casamento (e sim, eu já encontrei meu cavalo branco) e, apesar de nunca ter sido abandonada pelo noivo no dia do casamento (Deus me livre dessa hora maldita!) já tive decepções amorosas e sei como é ficar arrasada por ter seu coração estraçalhado.
Raiza foi extremamente feliz na construção de todos os personagens, sejam eles principais ou secundários. Gosto muito quando cada um apresenta personalidades distintas e fortes, não tenho muita paciência pra personagens cheios de frescura ou que sejam "mimizentos". Os rapazes são encantadores e, muito embora o foco da trama seja em Ian e Bárbara, eu fiquei bem derretida por Bernardo e seu jeito mais discreto. Outra que rouba a cena muitas vezes é Vivian, irmã de Ian, que vai se tornar uma amiga especial na vida de Bárbara.
Achei a história linda, com um ritmo bacana e tudo acontecendo no tempo certo. Um ponto muito positivo da trama foi o fato de nada ter sido corrido demais. Não houve uma paixão instantânea ou uma rápida melhora no estado de espírito de nossa mocinha. Ela curtiu sua fossa, chorou, ficou saudosa, depressiva, se lamentou. A volta por cima veio, mas foi algo gradativo e que aconteceu no momento certo.
Nem preciso dizer que adorei o livro, né? Me fez rir, me deixou apreensiva e, em um determinado momento, fiquei com os olhos marejados (eu sou chorona e bobona, gente!). Foi uma leitura leve e divertida, que mexeu com as minhas emoções e me deixou com um sorriso bobo ao final. Apesar da história ter algumas partes que são de fácil dedução, ele te ganha pela simplicidade e por ser tão parecido com a vida real.
Se você, assim como eu, curte um bom romance, está aí uma boa dica. Leiam e se apaixonem por essa história assim como eu me apaixonei!

25 comentários:

  1. Aaaaaaah, nem preciso dizer o quanto eu amei né? Roubou meu coração, me inspirou a escrever uma resenha, me fez ficar apaixonada pelo Garoto dos Olhos Azuis, simplesmente apaixonante! Leiam, leiam, leiam. :D

    ResponderExcluir
  2. Oie Neyla,
    acabei de ver uma resenha deste livro em outro blog e achei ótimo.
    Realmente adorei sua resenha, o livro parece ser muiiiito bom. Já coloquei na lista de desejados, agora é conseguir comprar rsrsrsrs

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi! Esse livro é lindo demais! Tive o prazer de resenhá-lo também. Ele entrou para a minha lista de preferidos!

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  4. Olá Neyla

    Gostei muito da sua resenha, mas não sei se é um livro que leria por hora

    ResponderExcluir
  5. Lindo livro, porém não gosto tanto de romance :(

    Abraço

    http://ideiasliterariasb.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Neyla, eu li esse livro recentemente e me apaixonei por ele! Sempre que posso estou indicando ele, era difícil uma leitura me agradar tanto, achei a coisa mais fofa o romance!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  7. Neyla!
    O livro me parece fabuloso, ando bem curiosa por fazer a leitura e acompanhar todo enredo mais perto.
    “A alegria está na luta, na tentativa, no sofrimento envolvido e não na vitória propriamente dita.”(Mahatma Gandhi)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  8. Olá!

    Olha, eu li e amei! Impossível não sofrer com a Barbara! Dá vontade de consolá-la e depois convidá-la para um bar e encher a cara! E a Vivian é um caso a parte, loucura pura! E só tem homem lindo nessa história hahahah Mas a Raiza escreve muito bem, tomara que ela lance mais livros maravilhosos como esse!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Neyla, vou te confessar que já tinha visto esse livro por aí, mas como não faz meu tipo, não tinha nem me importado de ler sequer a sinopse.
    Mas adorei a sua resenha justamente por descobrir que os personagens não se encaixam naqueles clichês que estamos acostumados e que a história é super divertida!
    Entrou pra minha listinha de desejados com certeza!
    Muito obrigada pela recomendação e sucesso para você!
    Ju

    ResponderExcluir
  10. Neyla, que livro mais cheio de sensações.
    Adorei todas as emoções que ele fez você sentir e fiquei bem curiosa para ler o livro, parece ser o tipo de livro que me encanta.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  11. Oiii!

    Eu gostei de ter lido essa obra, achei que a escrita da autora é bem leve e ela acabou misturando muitas coisas, que conseguiu ornar sabe? São varios elementos que deram certo. Adorei esse lance de conto de fadas e me senti assistindo uma comédia romantica :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem? Aposto que esse livro seria uma boa pra ler no verão, com essas temperaturas lá em cima. Que bom que achou leve e divertida e te encantou de alguma forma. Não conhecia a editora :( e nem o livro, mas já está anotado a indicação, caso eu procure algo para ler do gênero. :D

    ResponderExcluir
  13. Olha minha colaboradora leu esse livro e disse que amou.
    Eu ainda não li ele. Eu comprei da autora sabe?
    Espero poder gostar bastante da estória, porque estou com bastante expectativa.
    Mas como eu ando numa correria por conta das editoras, espero ler em breve.
    Adorei saber seu ponto de vista sobre o livro.
    Espero amar também

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/09/resenha-cancao-de-alanna.html

    ResponderExcluir
  14. Oie
    Eu fiquei muito feliz com sua resenha, pois você me deixou ainda mais curiosa para ler esse livro.
    Ahhhh amei essa premissa, essa capa e tudo.
    É bom saber que os personagens foram bem construídos e que tudo aconteceu na medida certa sem correria e sem paixão instantânea, isso é muito bom me deixa muiiiiiito feliz,

    ResponderExcluir
  15. Já vi varias resenhas desse livro e gostei bastante delas, inclusive a sua, mais ainda não consigo me interessar pelo livro...

    Abraços, Miguel do Demasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  16. Assim que vi essa capa fiquei muito interessada no livro. E lendo a resenha então fiquei mais curiosa ainda.
    Apesar da personagem ter passado por um grande drama,e continuar a ser espirituosa,não é para qualquer um. Sem contar que livros leves e que nos deixam com o mesmo sorriso seu no final,sempre são bem vindos...

    ResponderExcluir
  17. Eu amei esse livro, eu comprei quando a autora me apresentou o livro pelo Instagram, e apostei na leitura e me surpreendi de maneira muito positiva. Recomendo muito esse livro!

    ResponderExcluir
  18. Olá, Neyla. Preciso falar que eu não dava nada por este livro, Mas, lendo a resenha percebi que esta obra possui características fortes para ser uma das melhores leituras do ano. No começo, gostei bastante das características descritivas sobre a protagonista e ainda descobri que o seu sonho de casar-se foi despedaçado em pleno altar? O Garoto dos Olhos Azuis renderá uma ótima leitura.

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito ler esse livro, inicialmente me interessei mais por essa capa linda, mas depois de ler a sinopse e algumas resenhas super positivas, adicionei em minha lista de leituras.
    Sua resenha está muito boa e pretendo ler O Garoto dos Olhos Azuis em breve.

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Segunda resenha que leio desse livro e a minha vontade só aumenta.É o tipo de história que que adoro. E estou muito curiosa para saber como a Barbara irá se sair depois de ser abandonada pelo noivo no altar. Adoro personagem alto-astral, isso me deixa sempre animada com a leitura. Odeio aquelas personagens que ficam metade do livro na fossa rs'
    Quero muito ler!

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br//

    ResponderExcluir
  21. Bom, já é a segunda resenha que leio desse livro, estou indo ali no skoob marcar como quero, quero muito ♥!
    kkkkkkkkkkkkkk
    Desilusões intensas, quem nunca?
    Garoto de olhos azuis, eu nunca!
    hahahaha

    Bjs
    Tay do Let it Shine

    ResponderExcluir
  22. Oi Neyla, tudo bem?
    Confesso que não sou chega a romances, e em uma outra ocasião ia virar a cara para o livro, mas eu amei a sua resenha, rs. Sua empolgação para com o livro me deixou com uma vontade enorme de lê-lo e de me divertir com os personagens. Com certeza entrará para minha lista de leitura.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  23. Oiii Neyla!
    Então, nunca ouvi falar desse livro, mas achei a sinopse bem estilo comédia romântica, com aquele tom leve e sonhador. Parece que a protagonista passa por umas situações terríveis no começo, mas ajuda em seu desenvolvimento. Boa resenha!

    Beijos,
    Miss Sorrisos Blog
    Twitter|Instagram


    ResponderExcluir
  24. Fiquei apaixonadaaaaa! Já queria esse livro há muito tempo, agora vou fazer de tudo pra comprar ❤

    ResponderExcluir