quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Zoo - O Livro




Uma misteriosa doença começa a se espalhar pelo mundo. Inexplicavelmente, animais passam a caçar humanos e a matá-los de forma brutal. A princípio, parece ser algo que se dissemina apenas entre as criaturas selvagens, mas logo os bichos de estimação também mostram suas garras e as vítimas se multiplicam.
Apavorado, o jovem biólogo Jackson Oz assiste à escalada dos acontecimentos. Ele já prevê esse cenário alarmante há anos, mas sempre foi desacreditado por todos. Depois de quase morrer em uma implausível emboscada de leões em Botsuana, a gravidade da situação se mostra terrivelmente clara.
Com a ajuda da ecologista Chloe Tousignant, Oz inicia uma corrida contra o tempo para alertar os principais líderes mundiais, sem saber se as autoridades acreditarão em um fenômeno tão surreal. Mas, acima de tudo, é necessário descobrir o que está causando todos esses ataques, pois eles se tornam cada vez mais ferozes e orquestrados. Em breve não restará nenhum esconderijo para os humanos...
Título: Zoo
Autor (a): James Patterson e Michael Ledwidge
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 288


O nome James Patterson anda sumido dar resenhas, mas quem acompanha o blog sabe que o autor é peça de destaque na estante com seus thrillers envolventes e divertidos, e embora cometa erros como a série Bruxos e Bruxas é sempre sinônimo de aquisição garantida. A mais recente foi o livro que resenho a seguir. É bom deixar isso claro pois Zoo já tem adaptação para série de tv, pela CBS, com direitos adquiridos pela Netflix, além de uma Graphic Novel com arte de Andy MacDonald.
O livro conta a história de Jackson Oz, um pesquisador que desistiu da chance de uma renomada carreira para provar estar correto sobre uma questão de extrema importância: a cada dia o comportamento animal se mostrava mais agressivo ao ser humano. Durante anos, pondo sua reputação em risco, ele tentou alertar as autoridades sobre esse cenário preocupante, mas precisava de provas. Após quase ser vítima de uma emboscada de leões em Botsuana, Oz encontra com a ecologista Chloe Tousignant que também fazia pesquisas na região, ela foi vítima de ataques e perdeu todo o grupo, já estava quase sendo devorada por jacarés quando Oz a encontra e corajosamente consegue salvá-la, eles fogem e voltam juntos para os Estados Unidos. Mais do que convencer, é necessário também encontrar a explicação e quem sabe a solução para o problema. Caso contrário, ele sabe, a humanidade pode estar com os seus dias contados…
Zoo possui uma narração dupla: os capítulos que acompanham o protagonista Jackson Oz são narrados em primeira pessoa e em terceira quando o foco está nos animais e outros personagens. E acompanhar o desenvolvimento do pensar do animal é tão importante quanto ter o olhar humano e saber as razões para as mudanças, ainda mais quando essa resposta é alcançada. Os capítulos seguem a linha padrão das obras com a marca James Patterson: ágeis e curtos para tornar a leitura atraente e instigante, fazendo o leitor devorar as páginas se passam e sem perceber.
É claro o ritmo frenético dos acontecimentos torna-se prejudicial, principalmente para quem espera um pouco mais de profundidade nos personagens e aspectos científicos da trama. Isso se reflete muito na relação entre os protagonistas, por exemplo. A teoria lançada pelo livro chega a ser crível, mas poderia ter desenvolvimento científico, tanto nas teorias quanto na busca por soluções.
Em contraponto o suspense e ação são muito bem explorados fazendo com que o problema anterior seja deixado de lado e a tensão tome conta da leitura. Além disso como bom livro que se encaminha para algo apocalíptico, Zoo trabalha também questões políticas em casos de grandes ameças e a reação humano ao problema. O questionamento que/ fica em voga é: estaríamos preparados se algo tão grave viesse a acontecer?
Em suma Zoo não é ruim, e também não é excelente, mas é um dos trabalhos mais bacanas de James Patterson. Apesar das derrapadas e de um final um tanto corrido, o livro fez com que eu me jogasse na leitura e não quisesse abandoná-la até encontrar as respostas para tudo  aquilo. Zoo é uma leitura válida, que irá garantir algumas horas de entretimento e algumas reflexões. Recomendo sem a menor dúvida.


13 comentários:

  1. Acho a capa desse livro linda. Ainda não li, mas sua resenha me deixou ainda mais curiosa. Sem dúvida estará nas próximas leituras.

    Beijos,
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oieee.
    Gosto da capa desse livro. Leio resenhas boas e ruins dele... Acredita que nunca li nada do autor?
    Acho que vou levar Zoo como uma boa sugestão.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  3. Oiiie,

    A capa está muito linda adorei. Mas sabe, não gosto muito desses gêneros, prefiro romance <3>. VI algumas resenha sobre esse livro, também falando que não é lá essas coisas, então vou passando a sugestão. Beeijos

    Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  4. Nao conhecia o livro, mas a sua resenha me deixou bastante curiosa, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  5. Oi!
    Já li dois livros do James Patterson e detestei dos dois! Então fiquei com receio de ler Zoo e o problema se repetir. Pela sua resenha ele não parece ser tudo o que promete, então acho que vou passar.

    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá,

    sou super fã de James Patterson e estou ansiosa para ler esse livro...algumas vezes há falhas em dois ou mais livros dele, devido a escolha da co-autoria...esse livro tem dois autores e quem conhece a escrita do James sabe muito bem que ele não deixa nada sem explicar.

    Beijos
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Ace, eu nunca li nada do autor e morro de vontade de conhecer a sua escrita. Desde que esse livro foi lançado eu tenho vontade de conferir a leitura mas não tive oportunidade ainda, eu adorei a sua resenha e fiquei cativada a ir atrás!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi Ace, tudo bem?
    Tenho muito pé atrás com o Petterson, e por isso eu sempre passo longe de seus livros. Mas Zoo veio com vários comentários positivos e com uma premissa muito bacana, o que me deixa confusa se devo dar uma oportunidade ou não, rs.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  9. Oie.
    Já tentei ler James Patterson, mas simplesmente não funcionou pra mim.
    Como a história não me chamou atenção não lerei.
    Mas gostei da sua resenha.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  10. Oie Ace, tudo bem!?
    A maioria das resenhas que leio batem nessa tecla do final corrido e isso é uma coisa que me irrita muito. O livro todo tem um andamento bom e ai... Corre, corre, corre, como se o autor tivesse um ataque e corre, corre.... isso é bem chato.
    Só de ler a sua resenha, fico feliz em não ter solicitado o livro para a editora, eu ficaria muuuuito chateada com esse final corrido!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  11. Caramba! Quero MUITO ler esse livro! Eu ameeei o tema, como futura bióloga eu já me imaginei a situação toda.... Valeu a super dica! Ótima dica! Beijos

    www.eicarolleia.wordpress.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga é estranho como nada me atrai neste livro, nem a capa nem a história nada... Já li várias resenhas, mas, sei lá.. Não deve ser pra mim.
    Bjs
    Tay do Let It Shine

    ResponderExcluir
  13. Olá :)
    Já li uns três livros do James Patterson e não me decepcionei AINDA com os livros dele (Não li Bruxos e Bruxas). Mas esse livro não me agradou :/ Acho que talvez seja pelo final corrido. Não sei se leria.
    Abraço
    http://interessantedeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir