quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Concurso Literário Teslapunk

Atenção você que tem vontade de publicar e estrar no mercado editorial: a Editora Madrepérola e o organizador Maurício Coelho convidam para o concurso literário Teslapunk! E o que é Teslapunk você pode estar se perguntando. Bem, saiba que essa não é uma dúvida apenas sua, acontece que muitos querem mais informações sobre este estilo literário e por isso o Maurício preparou uma explicação sobre:

O Teslapunk é assim nomeado graças ao cientista e inventor Nikola Tesla, um homem que revolucionou a história do mundo nos idos do século 18. Refere-se à narrativas ficcionais (ou estilos visuais) inspirados pelos precursores da energia elétrica e aparelhos elétricos do século 18, 19 e início do século 20.
Esse estilo é um subgênero da ficção científica e pode ser considerado pertencente ao retrofuturismo, isto é, ele seria um futuro de realidade alternativa criada a partir das invenções relacionadas à energia elétrica.
Essa narrativa ou estilo geralmente considera uma história alternativa onde a energia é extremamente barata (ou gratuita), limpa e muitas vezes portátil substitui todas as fontes de energias anteriores (tais como madeira, carvão e petróleo e os motores a vapor), mas ainda pode ser substituído (ou talvez nunca será substituído) por outras fontes de energias próprias (como diesel ou energia atômica).
Em algumas histórias, as tecnologias de energia gratuita são largamente esquecidas nos dias presentes, mas somente porque são mantidas em segredos por algum governo ou outra organização que usa as tecnologias para controlar as massas (ou para proteger as massas, como no caso da série Warehouse 13.)
Outros itens são comumente utilizados no gênero Teslapunk inclui armas de raio em estilo Art Deco, robôs e foguetes espaciais, temos ainda o uso da informática de forma mais primitiva. O punk em Teslapunk geralmente surge como uma “energia limpa”, “massas empoderadas eletronicamente”, neste ambiente existem muitos desafios morais, sociais etc. Estes desafiam a escassez da energia e o “monopólio do combustível” que já foi relativamente bem utilizado nos Estados Unidos no início dos anos 1900. - Texto adaptado por Maurício Coelho do livro SF Sub-Genre Definitions

Maurício Coelho nasceu em Belém, PA. É graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas e graduando em Letras em Inglês. Publicou a tradução de The Nursery Alice (A Cuidadosa Alice) de Lewis Carroll. Publicou também um poema na antologia Concurso Novos Poetas 2014, além de um conto na coletânea Horas Sombrias e Nanquim. Também publicou uma antologia solo de histórias chamada Fogo Fátuo.
Se você se interessou pelo gênero, talvez se proponha a criar um texto. Como foi dito no inicio da postagem, a Editora Madrepérola lançou o concurso cultural Antologia Teslapunk, que prevê a publicação do primeiro livro do país que versa sobre o tema.

Participe.
As inscrições seguem até 30/04/2016
Confira o regulamento pelo link:
http://www.editoramadreperola.com/concurso-literaacuterio.html


2 comentários:

  1. Olá, Ace.
    É uma ótima dica. Apesar de não conhecer nada desse subgênero, fiquei interessado.
    Sem dúvidas, uma boa oportunidade para quem está começando sua carreira literária.

    Desbrava(dores) de livros - Participe do top comentarista de janeiro. Serão dois vencedores!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ace,
    Muito bacana a divulgação.
    Infelizmente não escrevo livros neste estilo, mas adorei conhecer o concurso.

    bjos
    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir