segunda-feira, 22 de fevereiro de 2016

Top 5: Surpresas Literárias

Oi gente!!!
No último Top 5 falei a respeito das minhas decepções literárias. Hoje vim falar de coisa boa, vim falar de Tekpix...opaaa, nada disso! hahaha O tema hoje são as surpresas literárias, livros que comecei a ler de forma despretensiosa e acabaram me ganhando por completo. E para ficar ainda melhor, escolhi só livros nacionais. E aí, vamos conferir?

1- A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo
Lembro que quando vi esse livro entre os lançamentos do Grupo Editorial Pensamento pensei: "Ah, esse livro parece ser um infanto juvenil legal, vou dar uma chance.". Gente, legal é nada comparado ao que esse livro realmente foi! A história é incrivelmente viciante e eu não conseguia parar de ler.
Nesse livro vamos conhecer Tibor e sua irmã Sátir, que ficaram órfãos e depois de dois anos morando em um orfanato, acabam sendo resgatados pela a avó e indo morar em um sítio num vilarejo bem distante. Lá eles fazem amizade com Rurique, um garotinho esperto e bem medroso (super me identifiquei com ele, gente). Com a chegada da Quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer e os três garotos vão viver uma aventura de tirar o fôlego!
A história foi além do que eu imaginava, a trama é original e muito bem escrita, Gustavo está de parabéns pelo trabalho. Fiquei muito feliz em ver nosso folclore sendo abordado de forma tão bacana como aconteceu no livro. O livro terá uma continuação que sai esse ano. Estou mega curiosa para fazer a leitura! <3 E a melhor parte: teve os direitos comprados para virar filme. \o/
2- Um Novo Amanhecer
Eu amo romances, gente! Sei que não é novidade pra ninguém, mas não fico feliz enquanto não grito isso para os quatro cantos. Quando recebi esse livro da Cinthia Freire já estava imaginando que seria uma leitura emocionante. Só que eu não estava preparada para tudo que encontrei ali. Um Novo Amanhecer acabou comigo (no bom sentido da palavra) e eu chorei demais da conta em diversas passagens.
Por mais que a história possa parecer um baita clichê (garota se apaixona pelo garoto fofo, os dois começam a namorar e ele descobre que está doente e restam poucos meses de vida), ela consegue ser surpreendente. Me vi totalmente encantada e envolvida com a história de Leo, Giulia e Zyon. Quem é chorona, que nem eu, tem que preparar um lençol porque lenços não são suficientes.
3- A Promessa da Rosa
Primeiro romance de época nacional que li e fiquei apaixonada. Conheci a Babi por conta de Entre o Amor e o Silêncio e caí de amores pelo romance maravilhoso que ela criou. Quando A Promessa da Rosa foi lançado fiquei num misto de curiosidade e apreensão. Sempre li romances de época, mas nunca tinha lido um escrito por uma autora nacional. Me joguei de cabeça na leitura e, nossa, que livro incrível!
A Promessa da Rosa é um dos romances de época mais lindos que eu já li, tanto que está na minha lista de favoritos. A história é romântica (óbvio), divertida, tem uma dose de drama e é emocionante! Como sempre digo, não estava preparada para tudo isso. Fui fisgada logo de cara e no final não queria me separar dos personagens por já ter criado um vínculo forte com eles.
Super indico esse livro pra todas as amigas que gostam do gênero. E digo mais: Babi A. Sette é uma das melhores autoras nacionais que já li e merece muito mais sucesso do que já tem agora.
4- A Dama de Papel
Li esse livro recentemente e o que me chamou atenção logo de cara, além dessa capa linda, foi o fato dele ser um romance de época com uma proposta mais hot. Eu estava preparada para a decepção, acreditem. Estava esperando uma história totalmente voltada para o erotismo e, por mais que eu ame romances eróticos, achava que a combinação não daria muito certo. Contudo, me enganei redondamente em meu julgamento.
A história é muito mais sensual do que erótica, as cenas são descritas de forma bem suave e o enredo, nossa, é daqueles que prendem o leitor até a última página. A protagonista é forte e bem resolvida, luta pelo que quer e, mesmo tomando atitudes que eu não achava boas, não deixou de ganhar minha admiração. O cenário é bem diferente dos que estou acostumada e isso foi uma das coisas que mais gostei, já que me levou a uma outra Londres que fica sempre escondida nos livros.
Para quem gosta de romances de época, eis aí um romance que vai arrebatar seu coração. <3
5- Fogo Fátuo
Melhor conto que já li NA VIDA! Se você acompanha o blog com alguma frequência, sabe que tenho uma coluna voltada apenas para os contos (são o maior vício da minha vida, gente, amo). E quando recebi do Mauricio Coelho o conto para leitura, não estava esperando nada de excepcional. Comecei a ler de forma bem despretensiosa e terminei desesperadamente-incondicionalmente-maravilhosamente (e qualquer outro ente que couber nessa postagem) encantada por ele.
Fogo Fátuo é um conto que mexe com o seu psicológico, sem brincadeiras. Você começa a ler, vai conhecendo os personagens, ficando instigada pela história e no final... nossa, o final te deixa sem ar, sem chão, com o queixo literalmente caído.
A leitura é rápida (se não me engano são 16 páginas) e intensa. Que conto perfeito! <3 A escrita do Maurício é excelente, gosto de divulgar seu trabalho porque ele merece ser conhecido por mais e mais leitores. Se tiver oportunidade de ler algo dele, leia. Se for Fogo Fátuo, nem pense: se jogue na leitura sem medo de ser feliz!
Já leram algum dos livros dessa minha lista? Se a resposta for não, tá na hora de mudar isso, heim?
Conta pra mim: quais foram as suas surpresas literárias?
Beijos

8 comentários:

  1. Woooow, não posso ignorar um Top 5 como esse! AMEEEEEI saber de livros tão encantadores. Deles, li apenas Um Novo Amanhecer. Gostei de saber mais um pouco sobre A Dama de Papel. Mas foi sua menção ao conto Fogo Fátuo que me ganhou! Quero lê-lo para ontem.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii!!Tudo bem? Espero que sim.
    Ainda não tive oportunidade de ler nenhum desses livros. Desses só tinha lido uma resenha de A Promessa da Rosa e fiquei muito curiosa para lê-lo. Fiquei super curiosa para ler A Dama de Papel e Fogo Fátuo. Li poucos contos até hoje e adoraria ler mais. Vou anotar as dicas de leitura.
    Um grande abraço e até a próxima.
    >>Dhessy

    ResponderExcluir
  3. Oiee Neyla ^^
    "Um novo amanhecer" também acabou com as minhas estruturas, e olha que eu nem esperava tanto do livro *-* "A promessa da Rosa" é um livro que eu estou doida para ler, assim como os outros livros da Babi, que o pessoal elogia tanto. Gosto muito de romances de época, mas "A dama de papel" é um livro que eu não tenho muita curiosidade de ler *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. O único livro da sua lista que já li foi A dama de papel, e não curti não... foi bem mais hot do que eu esperava, acho que temos percepções diferentes quanto a isso. Tenho muita vontade de ler A odisseia de Timor Lobato, está na minha lista de compras da Bienal.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante de sua tag Neyla, na verdade amo tags sempre publico tags lá no blog, dos livros citados nela eu só conheço A Odisseia de Tibor Lobato - O Oitavo Vilarejo e A Promessa da Rosa, e ainda assim não consegui ler nenhum dos dois!! Eu me interessei por A Promessa da Rosa porque o livro tem uma capa belíssima, talvez eu leia no ano que vem!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum da lista, mas todos eu pretendo, e confesso que ia ler de forma despretensiosa também, e agora já fiquei muito empolgada pelas leituras, já que elas te surpreenderam! Gostei!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Neyla!

    Menina, acho que quando a gente começa a ler um livro sem esperar nada dele e acaba gostando demais e se surpreendendo, é melhor, né? Acho que eu não tenho uma lista de livros nacionais que me surpreenderam, isso é bem triste. Dos que você citou, só conheço A Promessa da Rosa, mas também não li. Os outros nem ouvi falar, viu... Mas que bom que você encontrou tantos livros bons sem procurar.

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, Neyla! Eu tenho aqui A dama de Papel, quero muito ler e acho que vou gostar bastante. Quero ler também A promessa da Rosa, porque eu amei a escrita da Babi e estou louca para comprar toda a série das Flores.
    Fogo Fátuo chamou minha atenção, talvez porque amo lendas, talvez porque você falou bem animada dele... enfim, vou procurar para comprar.
    Beijoos
    Anna - Letras & Versos

    ResponderExcluir