quarta-feira, 27 de abril de 2016

A Garota Sem Passado

Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história.
Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento.
Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.
Título: A Garota Sem Passado
Autor (a): Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 304

Eu adoro um thriller. Sempre fico ansiosa para descobrir o que está acontecendo e acabo lendo o livro em tempo recorde. E com esse não foi diferente. A história começou um pouquinho morna, mas quando as coisas começaram a acontecer, fiquei vidrada, não queria parar de ler já que precisava saber o que estava escondido atrás de tanto mistério. E, apesar da história ter tomado um rumo bem diferente do que eu imaginava, valeu super a pena a leitura!
Há 15 anos, na cidade de Silver Day, um assassinato foi cometido. Ramsey Miller, um homem aparentemente sem algum distúrbio, assassinou sua esposa e a filhinha de 3 anos sem motivo aparente. O caso chocou toda a cidade e as pessoas não entendiam qual motivo levou Ramsey a cometer esse crime. No dia do assassinato, ele deu uma grande festa para toda vizinhança e todos pareciam estar bem e felizes. As motivações nunca foram conhecidas e Ramsey sumiu sem deixar rastros. O que as pessoas não sabem é que a filha do casal conseguiu sobreviver e hoje vive com os tios em uma cidadezinha fazendo de tudo para passar despercebida.
Melanie daria tudo para ter uma vida normal. Desde pequena ela aprendeu que não deveria se  deixar fotografar ou se expor na escola ou em qualquer situação do dia-a-dia. Contudo, com os 18 anos, ela sente falta de ter uma vida normal e, como toda adolescente, sempre arruma um jeito de driblar os tios e ter algumas horinhas de liberdade. E é com essa vontade de ter uma vida normal que ela se envolve com um jovem professor da faculdade e acaba engravidando. Cansada das muitas mentiras, abre o jogo para ele e decide voltar ao local onde tudo começou (a cidade onde aconteceu o assassinato de sua mãe) para buscar as respostas para as muitas perguntas que assolam a sua mente. E, ao remexer no passado, ela vai acabar descobrindo que existe mais segredos envolvidos nessa história do que ela imaginava.
Eu juro a vocês que, quando comecei a ler comentários negativos a respeito desse livro, fiquei temerosa. Não sou uma pessoa que se deixa influenciar facilmente por opiniões negativas, mas logo quando iniciei a leitura e percebi o ritmo lento da história, já fui pensando que o cheiro da decepção estava chegando. Mas bastou a história começar de verdade para que eu me visse totalmente inserida na trama.
O livro tem seus capítulos mesclados, mostrando o presente com Melanie e o passado com Ramsey. Através dos relatos do passado vamos conhecendo mais sobre ele e traçando um perfil através de tudo que nos é contado. Sua família era bem desestruturada e, após a morte da mãe, tudo piorou. Na juventude foi preso algumas vezes, usou substâncias ilícitas e fez muitas besteira. Mas tudo isso mudou quando ele conheceu Allie, que foi uma espécie de tábua de salvação e o resgatou de uma vida sem sentido.
Preciso confessar a vocês que não consegui me conectar aos personagens. Tanto Ramsey, quanto Melanie são bons personagens, contudo são despidos de carisma e em momento algum consegui me sentir próxima de ambos. A história tem um ritmo bom e o clima de mistério está presente em todos os capítulos. Fiquei bastante envolvida na trama e a todo momento me perguntava o que tinha levado Ramsey a cometer o assassinato a mulher que ele tanto amava e estragar tudo aquilo que lutou tanto para construir.
O livro é muito bom, contudo o final foi bem fácil de deduzir (eu leio Aghata Christie, né gente, tô graduada na resolução dos mistérios - hahaha). Mas nem por isso deixou de ter algumas surpresas e revelações que eu não esperava. Gostei da forma como o suspense prevaleceu até o final e, com toda certeza, quero ler outros livros do autor. A leitura é rápida e os fãs do gênero, com certeza vão curtir a história. Recomendo.

9 comentários:

  1. Oi Neyla!
    Estou louca para ler esse livro e ainda não deu!
    A tua resenha está ótimo e acho que sim, ler Agatha ajuda em qualquer livro de suspense...kkkkk.
    Valeu pela dica é parabéns pela resenha.
    Beijos!
    Lua.

    http://luahmelo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oiii Neyla, tudo bem?
    Fiquei bastante curiosa para ler esse livro e resolver esse mistério que me persegue a cada resenha lida kkkkkkkkkkkkkkkk sua resenha ficou maravilhosa e me cativou cada vez mais. Adoro qualquer livro que tenha suspense.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Oi Neyla,
    Assim como você eu também leio Agatha Christie e amo desvendar um mistério, agora preciso ler esse livro e descobri o que motivou Ramsey a assassinar a esposa e tentar matar a própria filha de 3 anos. Sua resenha está muito boa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi tudo bem?
    Quando a arqueiro mostrou os lançamentos esse foi um dos livros que fiquei com vontade de ler por causa da capa. Mas fui lendo resenhas a respeito e não falavam tão bem dele, acabei ficando receosa. Acho que a sua é a primeira que fala que ficou receosa e até gostou. Do jeito que sou lerda, seria surpresa para mim o final. Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Sou fascinada por esse tipo de livro, amo esse estilo!
    Não tinha visto nada sobre esse livro ainda e fiquei bem interessada. Eu leio muitos livros desse estilo, será que vou conseguir deduzir o final como você? Hahahah
    Adorei a dica! Beijo

    ResponderExcluir
  6. Sabe que eu tive minha dose de decepção com essa leitura? Estava esperando bem mais, mas achei o suspense morno demais. Mas, esquecendo isso, achei o enredo envolvente, tinha potencial para ser algo mais grandioso.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  7. Olá! Fiquei curiosa pelo desenrolar dessa trama com uma menina que se envolve e engravida do professor da faculdade! Que pena que você não se conectou aos personagens, o que parece que não foi um problema, já que se envolveu na trama e teve uma leitura rápida! O livro está na minha lista de leitura, devo iniciar em breve.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Neyla, não tinha lido nenhuma resenha sobre esse livro até agora, ao menos que eu me recorde, mas estava com vontade de ler e ao começar a ler sua resenha tive até certeza disso, mas ai vc disse que os personagens não causam empatia e eu já não sei mais, acredito que isso vai deixar a leitura um pouco sem graça e nem o mistério me faria continuar, então acho que vou passar

    ResponderExcluir
  9. Oi Neyla!
    Eu também vi comentário negativos desse livro mas eu to tão louca por ele que nem me importo hahah o começo lento pode me injuriar um pouco mas minha curiosidade é tanta pra saber porque ele matou a mulher que tenho certeza que se pegar pra ler, vou devorar.
    Os tios foram tão zelosos que a menina conseguiu engravidar do professor hein? aiaiai kkkkkkk
    Adorei sua resenha e só fiquei com mais vontade de ler o livro ainda!
    beijos

    ResponderExcluir