segunda-feira, 4 de abril de 2016

Top 5: Livros Infanto Juvenis

Hoje é segunda-feira, dia de Top 5! \o/ E hoje vim contar pra vocês quais são meus cinco livros infanto juvenis preferidos. Foi uma luta pra escolher, afinal de contas tinham vários que eu gostaria de indicar. Depois de passar um filtro pela minha estante, escolhi os cinco mais queridinhos. Vamos conferir?
1- O Estranho Mistério das Quartas-Feiras
O que mais me chamou atenção, inicialmente, foi esse título. Quando li a sinopse e vi do que se tratava, resolvi encarar. E acabei passando horas super divertidas.
O livro vai contar a história de Max, um garotinho bem esperto e curioso que vive em um pequeno vilarejo onde coisas estranhas acontecem todas as quartas-feiras. Neste dia, ninguém sai de casa, as janelas e portas ficam bem trancadas e ninguém sequer ousa olhar pela frestinha para não correr riscos de ver uma quarta-feira e ter seu dia virado de cabeça pra baixo.  Mas vocês conhecem crianças e sabem que tudo que é misterioso acaba por lhes chamar atenção. E é movido pela curiosidade que Max decide dar uma espiadinha pela janela e deixa a quarta-feira entrar em sua casa. Resultado: várias coisas começam a acontecer, pequenos acidentes, mas que deixam a família de cabelo em pé. Para não piorar o dia de todo mundo, ele decide dar uma volta pela cidade (afinal já está todo trabalhado na falta de sorte) e caçar uma quarta-feira.
O livro é uma gracinha, super divertido e de leitura tranquila e ágil. Max é um daqueles menininhos traquinas que a gente acaba se apegando e achando fofo! Apesar da pouca idade, ele é bem sagaz e tem ideias muito boas. Acabei me apegando mais do que imaginava, tanto que ele virou um dos queridinhos da minha estante. <3 Se tiverem oportunidade, leiam! É uma ótima pedida para ler depois de um livro bem "punk".
2- A Odisseia de Tibor Lobato
Não é a primeira vez que ele aparece em um Top 5 aqui no blog (falei sobre ele no Surpresas Literárias) e, se depender de mim, vai aparecer sempre, afinal livro bom tem que ser divulgado mesmo. Eu amei tanto ele que vivo fazendo propaganda dele para todo mundo que conheço.
Nesse livro vamos conhecer Tibor e sua irmã Sátir, que ficaram órfãos e depois de dois anos morando em um orfanato, acabam sendo resgatados pela a avó e indo morar em um sítio num vilarejo bem distante. Lá eles fazem amizade com Rurique, um garotinho esperto e bem medroso (super me identifiquei com ele, gente). Com a chegada da Quaresma, coisas muito estranhas começam a acontecer e os três garotos vão viver uma aventura de tirar o fôlego!
A história é ótima, retrata super bem as lendas brasileiras, é divertida e muito bem escrita. Infelizmente, é pouco conhecida e, por ser um infanto juvenil, não atrai muito a maioria dos leitores. Super indico a leitura, até hoje quem leu não teve do que reclamar. A continuação dele sai esse ano e estou super ansiosa para passar mais um tempo junto desse trio incrível.
3- Maximum Ride - O Projeto Angel
Esse foi aquele caso típico de começar a leitura bem receosa e acabar encantada com os personagens e com a história do grupo de garotos órfãos que possuem asas e poderes extraordinários. Depois do fiasco que foi aquela série Bruxos e Bruxas, a Novo Conceito arrasou trazendo o primeiro volume de uma nova série do James Patterson que é simplesmente incrível!
A história é ótima, tem muita ação e aventura. Me vi envolvida diante da trama, que mostra a vida de Max e seus amigos para se manterem vivos e longe dos Apagadores (homens lobos) que estão caçando-os para levar de volta ao laboratório onde passaram a maior parte de suas vidas. O livro tem vários mistérios e o final, "nossinhora" , é de deixar qualquer um desesperado pela continuação.
E aí vem a parte chata: a Novo Conceito até hoje não trouxe a continuação desse livro (o que não é nenhum tipo de novidade se a gente for olhar o "histórico" da editora). Ainda tenho esperanças de que os demais livros sejam lançados aqui, afinal é uma série que tem tudo para ser um grande sucesso. Resta-me só aguardar e orar.
4- Ela Está em Todo Lugar
Li recentemente por conta do Clube do Livro do Grupo Autêntica, que acontece mensalmente aqui em Salvador, e fiquei apaixonada pela história que acabou se mostrando bem diferente do que eu imaginava.
Não vou mentir a vocês que, de imediato, achei que se tratasse de uma história bem fofinha, mas quando li a sinopse vi que tratava de uma garota, May, que havia perdido a melhor amiga após essa sofrer um acidente de carro. As duas eram muito unidas e juntas criaram uma personagem chamada Princess X, uma espécie de princesa de cabelos azuis. Três anos após a morte da amiga, adesivos da Princess X começam a aparecer e May acaba descobrindo um site com quadrinhos que contam a história da princesa criada por ela e sua amiga. Uma chama reacende em seu peito e ela, que nunca acreditou que a amiga tivesse mesmo morrido, se vê agora diante de algo que pode sim provar sua teoria.
O livro tem aquele ar de romance policial e curti demais o enredo. A história tem alguns mistérios que, apesar de serem de fácil dedução, são bem bacanas e me deixaram presa ao livro. A trama é leve e as partes onde os quadrinhos aparecem dão um dinamismo a mais e explicam muito da história.
Livro recomendadíssimo.
5- Boneca de Ossos
Podem falar o que quiserem, eu ADORO esse livro! Sei que muita gente se decepcionou pois esperava uma trama mais "assustadora", mas eu estava preparada para algo mais tranquilo. É um infanto juvenil, não iria começar a ler pensando encontrar algo assustador no melhor estilo Stephen King, né verdade?
Neste livro vamos acompanhar as aventuras de três amigos (Poppy, Alice e Zac) que, apesar de já estarem numa idade onde novos interesses costumam aparecer, ainda mantêm as brincadeiras bem presentes. A preferida deles envolve piratas, sereias, aventuras e uma missão dada pela Grande Rainha, uma boneca de ossos que vive trancada num armário na casa de Poppy. Acontece que essa boneca não é comum e começa a aparecer nos sonhos deles, pedindo para que a levem onde estão enterrados seus pais. E aí se inicia a grande aventura de nossos personagens.
O livro até tem algumas passagens sombrias, mas nada que faça sentir medo. A história é leve e divertida, e os personagens são uma graça. Gostei de toda ambientação, da forma como as autoras exploraram a questão da amizade entre as três crianças e, principalmente, da história envolvendo a boneca. É uma leitura que super vale a pena! <3
Agora é a sua vez. Conta pra mim quais os seus infanto juvenis preferidos e se já leu alguma dessa minha listinha. ;)
Beijos

14 comentários:

  1. Olá Neyla,
    não li nenhum da sua lista, mas o livro Boneca de Ossos, já esta na minha lista de leitura.
    Não sou fã de livros juvenis, são poucos que me conquistam, como o diário de uma garota nada popular, o diário de um banana, e tem outro mas não consigo lembrar o nome. rs

    Beijos Ana Zuky
    http://www.meuinfinito.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oiii, tudo bem?
    Confesso que nunca li nenhum dos que citaste acima, só que a maioria eu conhecia já <3 e isso me deixou taão feliz em encontrá-los nessa tag.
    Beijão

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu achava que Ela está em todo lugar era um young adult e pela sinopse até parece mesmo, além da capa é claro. Tenho curiosidade com este livro pois li umas resenhas bem legais sobre ele. Tenho Boneca de Ossos há algum tempo e não vejo a hora de sortear esse livro da minha caixinha para poder ler. haha Adoro a escrita da Holly.
    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  4. Oi Neyla! Eu li Boneca de Ossos, O Mistérios das Quartas e Ela Está Em Todo Lugar. Amei todos e por conta disso quero conferir os outros dois, confio na sua opinião.

    Bjos!! Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla, só li Boneca de Ossos, e gostei, os outros não li ainda.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Eu me interessei demais pelo estranho caso da quarta feira, também pelo titulo hahahahaha
    Várias coisas se passaram em minha cabeça aqui. Curiosa.
    Já Boneca de Ossos eu me decepcionei bastante. Li há um tempão.

    >> Vida Complicada <<

    ResponderExcluir
  7. Olá, Neyla!
    Gostei de todas as suas indicações, apesar de ter ouvido falar anteriormente apenas de Boneca de ossos. Vou indica-los à minha sobrinha, que tem a idade para o qual as obras são adequadas.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie...
    Infelizmente não li nenhum da sua listinha, mas, me interessei muito em "Ela está em todo lugar", espero poder ler em breve...
    Os meus infantos juvenis preferidos são "Princesa adormecida" e "Extraordinário".
    Beijos

    http://coisasdediane.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Eu amo livros juvenis, mas infelizmente não li quase nenhum da sua listinha... apenas Boneca de Ossos, que amei! Mas tenho muita vontade de ler O estranho mistério das quartas-feiras, que até já comprei, e A odisséia de Tibor Lobato. Meus juvenis preferidos são os da série Rangers, com certeza! Todos os 12! rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Eu amo livros infanto juvenis, é meu gênero favorito! <3
    Desses citados só li Boneca de ossos, e achei a leitura sombria, mas fofa.
    Os outros estão na lista, principalmente Ela está em todo lugar.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oiii, tudo bem??? Eu adoro livros infanto juvenil, então nem preciso dizer que amei a postagem, não é mesmo?
    Dos livros citados, só li A Odisseia e é muito bacana. Tanto que os direitos foram comprados para virar filme <3
    Eu tenho vários do gênero que eu curto. Poderosa, Percy Jackson, Solidão na corda bamba, os livros da Talitha Rebouças, ihhh são vários hehehe
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Neyla
    Infelizmente, eu sou uma dessas pessoas que não se sentem atraídas por infanto-juvenis. Já li alguns é claro, mas não é um gênero pro qual eu tenho paciência. Dos seus indicados só me interessei por Ela está em todo lugar porque quero saber se a menina ta viva ou não kkk
    beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Dos livros que você citou eu não li nenhum, mas tenho vontade de ler Boneca de ossos, que tem uma premissa bem legal. Meus livros preferidos, desse gênero, preciso indicar Dark Life e Rip Tide (uma duologia escrito pela autora Kat Falls). Essa duologia é maravilhosa e teve os direitos comprados pela Disney, mas infelizmente não é tão conhecida. Também preciso indicar Caçadores de Tesouros, de James Patterson, que é uma história maravilhosa.

    Beijos
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  14. Ei, tudo bem?
    Não tenho lido muitos livros infanto-juvenis, mas gostei das suas indicações. O que mais me chamou atenção foi Boneca de Ossos, porque eu gostei muito de um outro livro da autora.

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir