segunda-feira, 18 de abril de 2016

Top 5: Livros Que Todo Mundo Deveria Ler


Oi gente!!!
Esse era um Top 5 que estava desejando fazer a muito tempo, mas sempre ficava na dúvida de qual título deveria usar. Mil ideias passaram pela minha cabeça, mas no final decidi que esse seria o nome que melhor se encaixava para oque eu desejava falar. Sabe quando você lê um livro e pensa: "Que livro ótimo, todo mundo deveria ler ele"? Pois bem, é justamente esse tipo de livro que vou indicar hoje. Vamos conferir?

1- Preces e Mentiras
Já vi muita gente falando que nunca leria esse livro "porque ele tem uma capa horrorosa". Eu sei que a capa não é das melhores, mas o livro é maravilhoso! A história é um drama familiar todo narrado pelos olhos de uma menina super doce chamada Bethany. Ela tem 3 irmãs mais velhas e, todas as férias de verão viaja para West Virginia com sua família. Lá, à beira do rio, moram os parentes de sua mãe, entre eles Jolene e sua filhinha Reana Mae, que é grande amiga de Bethany. A amizade entre as duas é muito lindinha. Durante as férias, são companheiras de brincadeiras e, após o retorno da família de Bethany a seu lar, as duas trocam cartas. O laço entre ambas é bem forte e são praticamente irmãs. Vamos acompanhando a evolução das duas ao longo da história e, em dado momento, Bethany passa a perceber que muita coisa mudou na vida da prima. Aos 11 anos, Reana já é praticamente uma mocinha, cheia de deveres que não eram para uma garota de sua idade e guardando segredos obscuros de todos, inclusive de Bethany.
O livro trás uma história forte, mas que não se torna tão pesada justamente pelo fato de ser narrado por uma criança (que vai crescendo enquanto a história avança). Eu amei a trama e os personagens, chorei em algumas passagens e até hoje, sempre que uma leitura não está engatando tão bem como eu desejava, leio alguns capítulos dele para me dar uma espécie de "motivação". Se ele estiver dando sopa aí pela sua estante, tá na hora de incluir na meta de 2016 porque é um livro que merece ser conhecido.
2- Escravas de Coragem
Melhor livro que li em 2014, Escravas de Coragem foi uma das maiores surpresas que tive nessa minha vida de leitora compulsiva. Quem acompanha o blog sabe que eu AMO romances e se ele vier cercado de um bom drama, me derreto ainda mais. E se tem uma coisa que Escravas de Coragem tem é uma história de tirar o fôlego.
Quando o capitão James Pyke trouxe Lavínia para sua fazenda ela ainda era uma garotinha. Órfã e sem ter para onde ir, ela foi levada para a fazenda e entregue aos cuidados de Belle, filha bastarda do capitão. Apesar de ser branca, Lavínia foi criada junto com os negros que trabalhavam na casa grande e na casa da cozinha, portanto adotou a Mama Mae e o Papa George como seus pais, e a Fanny e a Bettie (as gêmeas, filhas da Mama) como suas irmãs. Os laços que os unem vão se firmando a cada dia e são essas pessoas simples que ensinam a Lavínia tudo que ela levará por toda sua existência. É vivendo como escrava que ela passa a ter conhecimento da vida dura e cheia de injustiças que aquelas pessoas levam.
Nessa história também acompanhamos o crescimento dos personagens, bem como o desabrochar de Lavinia, que se transforma em uma bela moça que vai chamar a atenção daqueles que vivem na casa da fazenda. Essa é outra história forte e linda! Eu tenho coração mole e chorei em muitas passagens. É uma história incrível, que me marcou demais e que recomendo de olhos fechados.
3- Muito Além do Tempo
Esse livro é ma-ra-vi-lho-so! E é mais um daqueles que comecei a ler sem esperar nada de mais e me arrebatou de imediato. Neste livro vamos conhecer Michele, uma garota que desde muito nova tem um sonho estranho com um rapaz que nunca viu na vida. Ela mora com sua mãe e nunca na vida ouviu falar do seu pai, tudo que sabe é que ele sumiu antes dela nascer. O relacionamento dela com a mãe é bem forte, afinal ela é a única família que Michele tem, já que também não conhece seus avós (que cortaram relações com a filha por conta do envolvimento dela com o pai da garota). Após uma tragédia, ela se vê obrigada a ir morar com os avós e lá, naquele casarão, ela acaba descobrindo um antigo diário que acaba levando-a direto para o passado. E lá, quem ela encontra? O rapaz que vive povoando seus sonhos.
Eu não conseguia parar de ler! A história é daquelas que prende e cativa, já que os personagens são muito fofos e o mistério que os ronda é enorme. Não sei o que mais gostei, se foram as viagens no tempo e as descobertas que Michele faz quando está no passado, ou se foi o romance fofo que nasce entre ela e Phillip. Esse é o primeiro livro de uma série e estou aguardando ansiosa pelo segundo, que espero que seja lançado o mais rápido possível. <3
4- Segredos e Mentiras
E lá vem mais um drama nessa minha lista. Esse foi o meu primeiro contato com a escrita da Diane Chamberlain e, geeeeeeeente, essa mulher é lacradora! A história é surpreendente, arrebatadora, maravilhosa, incrível e qualquer outro adjetivo que você queira inserir aqui.
Noele, Tara e Emerson se conheceram na faculdade e logo tornaram-se amigas. Noele sempre fora uma criatura diferente, um pouco exótica para os meus padrões. Ela pode ser considerada uma mulher bonita, atrai alguns olhares, mas mantém-se sempre a distância. Não tem um namorado sério, nem grandes amizades. Seu sonho era tornar-se parteira, assim como sua mãe um dia fora, por isso resolve ir para a faculdade para formar-se em enfermagem e poder exercer a profissão. O envolvimento dela com Tara e Emerson acontece de forma instantânea e se transforma em uma grande amizade. Porém, Noele é uma criatura misteriosa e guarda segredos até mesmo das suas melhores amigas. É somente quando ela é encontrada morta em sua casa que alguns dos seus segredos começam a vir à tona. Uma carta misteriosa escrita por Noele para uma mulher chamada Anna é o que dá o pontapé inicial nas descobertas que podem vir a mudar a vida de algumas pessoas.
Lembro que comecei a ler esse livro em uma manhã e acabei de ler ele a noite de tão curiosa que estava. O drama, o mistério, aquela sensação de que "tem caroço embaixo desse angu" (hahahaha, minha avó ama essa expressão) me fizeram devorar o livro. E valeu super a pena! Foi um dos melhores livros que li em 2014 e pretendo reler ele em breve para matar saudades. <3
5- A Luz Através da Janela
Sou mega fã da Lucinda Riley. Esse foi o segundo livro dela que li e até hoje é o meu preferido. Se tem uma coisa que Lucinda faz como ninguém é emocionar com suas histórias e nesse livro eu quase me afoguei em lágrimas.
Emilie é a última descendente direta do clã De La Martiniéres, uma família bastante conhecida. Seu relacionamento com a mãe nunca foi dos melhores. Emilie sempre foi bastante diferente da vaidosa Valérie, o que não era bem aceito pela mesma e por vezes gerava conflitos.
Com o falecimento da mãe, Emilie se vê sozinha e perdida. Seu pai morreu há tempos e ela não possui irmãos ou primos com quem dividir a herança. Sentindo-se triste e em meio a muitas coisas para arrumar,  ela pensa em vender a casa e o chatêau, onde fica o vinhedo da família. m meio a essa turbulência, surge Sebastian, um jovem que mostra-se extremamente prestativo e solidário. Se apresentando como neto de uma antiga amiga de seu pai, Sebastian será o ponto inicial para que Emilie conheça um pouco mais da sua origem e dos segredos que a rondam.
Através de um caderno de poesias de sua tia Sophia, uma jovem cega que viveu no período da segunda guerra mundial, Emilie começa uma ligação forte com o passado de sua família. Curiosa, encontra em Jacques, antigo funcionário do chatêau, a fonte para todas as suas respostas. Jacques narra a Emilie tudo sobre a avó de Sebastian, Constance, seu envolvimento com a família De La Martiniéres, principalmente com Sophia.
Como já é característico da autora, a história mescla presente e passado de forma harmoniosa e os personagens são incríveis. A história é forte e bem sensível. Gosto da forma como Lucinda consegue passar todo sentimento enquanto escreve, me senti próxima dos personagens e desenvolvi uma afinidade enorme com Constance. Que livro! Se nunca leu nada de Lucinda, eis aí uma boa dica para começar.
Já leram alguns dos livros que citei? Gostaram? Aproveita e conta pra gente qual seria o seu top 5. ;)
Beijos

11 comentários:

  1. oi Ne, sou uma daquelas que não leria preces e mentiras antes desse seu toque rsrsrs
    ah, Lucinda é vida, é escrever com paixão!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi,
    Ainda não li nenhum livro da sua lista, mas acredito que todos sejam um tapa na cara, daqueles que te deixam sem chão e te fazem chorar horrores. Vou adicioná-los a minha lista, mas terei que lê-los com um espaçamento, porque é preciso tempo para recuperar de um e encarar o próximo.
    Abraço,
    Um Rascunho a Mais

    ResponderExcluir
  3. Olá! Adorei as suas escolhas, apesar de ainda não ter lido nenhum deles! Preces e mentiras eu não conhecia e foi direto para minha lista de leitura, assim que soube que se trata de um drama familiar. Escravas de coragem e Segredos e mentiras já estavam na minha lista e sua opinião serviu para me deixar ainda mais curiosa sobre eles. A luz através da janela está na minha estante e será uma das próximas leituras.
    Beijos!

    Karla Samira
    http://pacoteliterario.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi, não li nenhum desses livros e na verdade, nem os conhecia, mas vendo a sinopse deles, achei interessante e valido lê-los. Vou anotar as dicas.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Olá, Neyla! Achei bem legal as indicações. Li algumas resenhas de Preces e Mentiras e Escravas de Coragem em alguns blogs mas confesso que nunca fiquei muito interessada em pegar as obras para conferir. Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Todos estão na minha lista de suuuuper desejados, ainda não consegui ler nenhum!!! O principal talvez seja A Luz Através da Janela.

    Beijo, Van - Retrô Books
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oiii, tudo bem?
    Realmente não conhecia os livros e me interessei principalmente pelo último, fiquei chocada com cada tema abordado nas obras e com toda certeza anotei a dica.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Li Muito além do tempo e realmente é altamente recomendável, a história é muito incrível! Eu adorei!
    Dos citados, todos estão nos desejados, então estou por dentro do que tem de melhor por aí, ein? rsrs
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Neyla, sua linda, tudo bem?
    Você me colocou contra a parede, pois olhando a sua lista, realmente preciso ler todos eles. Entre eles, os livros Muito Além do Tempo e a Luz Através da Janela estão entre os meus mais desejados, pretendo começar por esses. Adotei seu top 5.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Neyla, tudo bem?
    Que legal sua lista! Dela eu quero ler “Escravas de coragem”, pois já li muitos elogios a respeito da obra. “Segredos e mentiras” eu lembro do lançamento, mas ainda não li. Da Lucinda eu li “A Casa Das Orquídeas” e amei, porém pretendo ler outras obras dela em breve.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Neyla!
    Fala sério, com posts assim fica difícil visitar o seu blog e não sair com uma lista de novos livros por ler. Menina, fiquei com vontade de ler todos agora, socorro! rs
    Lembro de quando Preces e Mentiras foi lançado; não sei se cheguei a conferir a sinopse na época, mas a capa realmente não ajudou a me interessar pelo livro. Agora, porém, com tudo o que você falou sobre ele, já fiquei mais curiosa. O mesmo vale para todos os seguintes, aliás, rsrs. Escravas de Coragem, particularmente, é o que mais me chama a atenção no top 5, me lembrou um pouco As Cores do Entardecer, já leu? É narrado entre dois paralelos de tempo, presente e passado, quando os negros não eram tão bem vistos nos EUA, e é um romance lindo, chorei demais também! Segredos e Mentiras também parece ser interessante, apesar de ter sido o que menos me chamou a atenção dentre os cinco.
    Muito Além do Tempo, porém, é uma das exceções, pois já o conhecia antes mesmo de ser lançado por aqui, mas ainda não tive tempo de conferi-lo; sinto-me mais incentivada a lê-lo agora com seus comentários. E você viu que já divulgaram a capa do segundo livro também? ;) E apesar de ter lido apenas um livro da Lucinda Riley, concordo com você sobre a habilidade da autora em desenvolver enredos tão harmônicos mesmo alternando tanto entre tempos, histórias e personagens diversos. A Garota do Penhasco foi uma leitura impactante, e espero poder conferir mais livros dela, principalmente os livros únicos como A Luz Através da Janela. Nesse clima de leitura, também, conhece/já leu algo da Kristin Hannah? É simplesmente uma das minhas autoras preferidas, mais até do que a Lucinda; sempre me envolvo demais com os livros dela, e choro em todos eles, principalmente Jardim de Inverno, recomendo demais!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir