segunda-feira, 9 de maio de 2016

Top 5: Livros Preferidos de Agatha Christie


Agatha Christie é uma das minhas autoras preferida, como contei pra vocês neste post AQUI. Meu primeiro contato com livros policiais foi através de um livro dela e me apaixonei! De lá para cá, não perco uma oportunidade de ler qualquer livro dessa diva e iniciei uma modesta coleção dos seus livros. Hoje vim contar pra vocês quais os meus preferidos. Simbora conferir?

1- A Testemunha Ocular do Crime
Esse foi o terceiro livro de Agatha que li e foi quando meu amor pela Miss Marple atingiu o ponto máximo. A história me fisgou logo de imediato já que, o assassinato em questão acontece nas primeiras páginas do livro e torna a leitura mais eletrizante.
A trama começa com a senhora Espelth, amiga de Miss Marple, vê uma mulher sendo assassinada por um homem em um trem que passava no sentido contrário ao dela. Como nenhum corpo foi encontrado, Miss Marple inicia a sua investigação contando com a ajuda de Lucy Eyelesbarrow, uma jovem que trabalha em casas de família. Juntas elas irão tentar encaixar todas as peças desse quebra-cabeça e desvendar esse mistério.
A história é cheia de reviravoltas e me deixou com diversos suspeitos em mente. Adorei a forma como a trama se desenrolou e o final superou as minhas expectativas. Gosto muito da forma como a Miss Marple conduz suas "investigações". Ela é uma velhinha cheia de experiência quando o assunto é observar as pessoas e super admiro isso. Sem contar que é uma bisbilhoteira de primeira casse. AMO! <3
Adoro esse livro e super recomendo. Ele não é um dos mais citados por quem lê Agatha, mas é incrível. Super vale a pena a leitura!
2- A Casa do Penhasco
Esse foi um dos livros que mais me deu um nó no cérebro. hahaha Sério gente, essa história me arrebatou e o final foi daqueles que fez meu queixo cair umas quinhentas vezes.
A jovem Nick Bucley procura Poirot por que está sofrendo alguns atentados. Aparentemente alguém está tentando matá-la, mas ela não sabe quem está por trás disso. É aí que entra em ação o queridíssimo Poirot, dono de uma inteligência invejável, que irá desvendar esse caso de maneira brilhante.
Eu não sou a pessoa mais inteligente do mundo e minhas deduções são sempre erradas. Mas gente, esse livro é de deixar qualquer um boquiaberto. Quando cheguei ao final e tudo se tornou claro, a primeira coisa que pensei foi: Caramba, eu nunca iria imaginar isso! O livro é tão bom que, até hoje, quem recomendei e leu, adorou! Fica aqui mais uma dica de um bom livro para quem quer começar a ler algo dela e não sabe por onde começar. ;)
3- O Natal de Poirot
Esse é super especial para mim, afinal foi o único livro da Agatha que consegui descobrir o assassino (e o motivo do assassinato). Desnecessário dizer que me senti a pessoa ais inteligente da face da Terra, né?
Neste livro Poirot precisa investigar a morte de Simon Lee, um homem odioso, daqueles que faz maldades com todos que estão ao seu redor, jogando um contra os outros, sendo violento... um verdadeiro tirano. Motivos para matá-lo não faltam. E suspeitos também.
Eu não matei a charada logo de cara, claro. Mas estava lendo com tanta concentração que me detive em uma pequena colocação que passaria despercebida se eu não estivesse tão obstinada a descobrir o assassino. Quando cheguei ao final e tudo foi revelado meus gritos eram audíveis para a rua toda. hahaha Foi uma verdadeira comemoração! Nem minha mãe acreditava que eu tinha acertado (ela leu antes de mim e não tinha descoberto nada).
Na minha opinião, esse é um dos melhores livros dela e juro que não está nessa lista só porque é meu preferido. Leiam e vão concordar comigo. ;)
4- Um Brinde de Cianureto
Neste livro vamos conhecer a história de Rosemary, uma mulher que foi assassinada no dia de seu aniversário. A pobre jovem foi envenenada e os suspeitos são aqueles que estavam à mesa junto com ela em sua comemoração. Mas o que levou a pessoa em questão a cometer esse ato?
A história me prendeu de tal forma que comecei a ler ele pela manhã e terminei a tarde. Que livro bom, minha gente! E nem preciso falar sobre o final e meu queixo caído, né? O início da história é um pouco lenta, mas quando ela deslancha não tem como não querer parar de ler. Por mais que eu me empenhasse para descobrir o que aconteceu de verdade, não consegui chegar nem perto da resolução do caso.
Uma das coisas mais bacanas desse livro na minha opinião, é o fato dele ser narrado sob varias perspectivas de personagens diferentes. Isso nos abre um leque de possibilidades e nos permite conhecer melhor a vítima pelos olhos daqueles que estavam próximos a ela. Livro top que vale a pena ser conhecido.
5- Um Corpo na Biblioteca
Miss Marple ataca novamente e dessa vez em um caso particularmente complicado que envolve um corpo encontrado, na biblioteca particular do  coronel Bantry, de uma garota desconhecida. Como ela foi parar ali é um verdadeiro mistério. É aí que nossa heroína entra em cena e, com toda sua sagacidade, vai desvendar com maestria esse caso.
Eu sei que já estou soando repetitiva, mas gente, o que é que eu posso fazer se essa mulher só me surpreende? A história se desenrola de maneira super ágil e a trama é daquelas que é intrincada e cheia de reviravoltas. Quem gosta de histórias que coloquem a cuca pra funcionar, precisa ler esse livro!
E você, gosta da Agatha? Quais os livros dela são seus preferidos? Conta pra mim e vamos trocar dicas. \o/
Beijos

7 comentários:

  1. Olá, Neyla.
    A Agatha é minha autora favorita desde sempre hehe. Gosto muito do seu top 5 mas nenhum deles está no meu top hehe. Um brinde cianureto foi um dos meus favoritos por muito tempo, mas depois perdeu o posto. A casa do Penhasco também gosto muito. Já O natal de Poirot está entre os últimos.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyla,
    Comecei a ler a pouco tempo os livros da Agatha e já quero ler todos! Eu comecei a minha coleção com as edições de capa dura da Nova Fronteira, já tenho dois boxes e dois livros avulsos. Eu ainda não li nenhum dos que estão em sua lista. Adoroooo a Miss Marple, o jeito dela investigar, tudo! Acho que é quase unânime entre os leitores citarem Um Corpo na Biblioteca como um dos melhores livros da rainha do crime, eu ainda não li, mas é um dos próximos na fila. Eu já descobri o assassino, mas não consegui desvendar totalmente como ele elaborou todo o crime, que legal que você conseguiu descobrir o assassino no livro A Casa do Penhasco... Já preciso ler todos!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi tudo bem?
    Acredita que nunca li nada da Agatha Christie. Sério, as vezes me sinto meio deslocada em meio aos amigos que gostam da autora. É a mesma sensação quando falam e ficam assustados por uma pessoa não ter lido Harry Potter. Você falou tão bem das obras que fiquei com vontade de lê-las. Sério. Eu gosto de livros de investigação de crimes com suspense, mas nunca tive a oportunidade de ler um livro dela.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Olá Neyla, tudo certo?

    Gosto bastante das obras da Agatha Christie, é uma autora que me dá prazer, gosto dos seus livros com suspense, investigações. A Editora Nova Fronteira lançou um ou dois box muito bonitos com os livros da autora. Bjusss

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Já ouvi falar muito dessa autora e dos seus livros de mistério e tenho vontade de ler alguma de suas obras e quando o fizer espero também gostar ^^
    Beijos,
    Andy - http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oi, Neyla!
    Menina, já tem tanto tempo que quero ler os livros dela! Namoro as edições da Globo, mas comprar pela net não é algo cogitável no momento, rs. Por mais romântica que eu seja, também gosto de um bom romance policial que seja bem desenvolvido e amo tentar juntas as pistas e tentar descobrir o mistério eu mesma, então imagino sua emoção em O Natal de Poirot, rs - talvez porque vi muito Scooby-Doo quado pequena e gostava de identificar os detalhes da mesma forma, rs. Me recomendaram começar a lê-la por Assassinato no Expresso do Oriente, o que me diz? Tem alguma outra sugestão? ^_^
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional ♥

    ResponderExcluir
  7. Ah! Achei um top com a diva Agatha Christie e tive que fazer o meu! Eu já li todos os livros policiais dela. E amo o seu estilo!
    O meu top fica assim:
    1- O caso dos dez negrinhos (que agora foi renomeado como E não sobrou nenhum): esse é perfeito, eu não descobri o assassino, mas o suspense é incrível.
    2- Assassino no Expresso do Oriente: muito original!
    3- Um corpo na biblioteca: o primeiro livro dela que li! E me apaixonei imediatamente. Eu acertei o assassino, mas errei os motivos. rsrsrs
    4- O assassinato de Roger Ackroyd: só lendo para entender, é primoroso.
    5- Convite para um homicídio: Com a Miss Marple e aquela visão única dela.

    É claro que eu gosto de muitos mais: da sua lista entrariam: A testemunha ocular do crime e Um brinde de cianureto. E além desses: Morte no Nilo, Cinco porquinhos, Os crimes ABC e Cai o pano. Além desses todos os outros são bons, mas esses são incríveis. Eu aconselho a deixar Cai o pano para o final.

    ResponderExcluir