sexta-feira, 21 de outubro de 2016

#DiadoPodcast e os Podcasts Literários

A algum tempo atrás, quando o blog ainda era um jovem mancebo, fiz uma postagem intitulada O Versátil Mundo do Podcast onde apresentava a ferramenta, seus benefícios e vantagens. Passados quase três anos daquela postagem vejo como a mídia ganhou espaço e conquistou novos ouvintes, contudo ciente de que muita gente ainda desconhece essa poderosa ferramenta - e aproveitando a data propicia - decidi escrever uma nova postagem sobre podcast.
Como citado anteriormente a escolha da data não foi aleatória: O #DiadoPodcast é comemorado a cada dia 21 de Outubro, data da publicação do primeiro podcast brasileiro, o Digital Minds, criado por Danilo Medeiros. A ideia da iniciativa nacional para promover o podcast brasileiro e para divulgar a mídia por meio das redes sociais. O objetivo é fazer com que mais pessoas passem a conhecer a mídia. Se você já sabe o que é e ouve podcast, aguenta aí e vem bater um papo com a gente nos comentários. Se você não conhece... bem, essa postagem é para isso.

O que é Podcast?


O podcast é um conteúdo de mídia (geralmente áudio) transmitido via RSS por meio de assinatura. Pois é! Você pode assinar o feed de um podcast da mesma forma como assina um canal no youtube, recebendo um aviso que houver um episódio novo. Mas você não precisa se preocupar com isso, existem aplicativos para todas as plataformas (Android, iOS, Windows Phone e Browser) que simplificam este processo para você. Existe também a possibilidade de você ouvir o podcast no site ou até baixar a MP3 para o seu computador. E não se preocupe: ouvir podcast não irá tomar seu tempo de leitura, você poderá escutar enquanto está no carro/ônibus/metrô seguindo para seu destino, enquanto faz alguma tarefa doméstica, malhando, etç. Essa é a grande vantagem do podcast: conteúdo portátil e sob demanda para ouvir em qualquer lugar, quando bem entender.
Seguindo a comparação com o youtube, nos podcasts você também encontra uma gama variada de formatos, tamanhos, e principalmente conteúdos. Os temas são os mais abrangentes possíveis: Cinema, TV, Ciências, Profissionais, Política, Notícias, Games, Culturais, Religiosos, Educacionais, Humorísticos, Musicais, Esportivos e... tchan, tchan, tchan... Literários. Sim, Literários! Chamou sua atenção? Calma, uma lista de indicações só de podcasts literários estará presente no final da postagem. Antes, que tal aprender como e onde ouvir?

Onde encontrar e como ouvir Podcasts?


Como dito antes, existem diversas formas de ouvir o podcast. As mais tradicionais são:
Via site: Abra o post do episódio do podcast de sua preferência, clique no player disponível e ouça automaticamente na aba aberta.
Via download: Abra o post do episódio, clique no botão “Download” com o botão direito e em seguida em “Salvar Link Como…“. Ouça no seu computador, leve no carro com pendrive ou da forma que desejar.
Via Feed: Primeiramente, instale um agregador de podcast em seu computador ou smartphone (o Mundo Podcast, preparou uma página com os principais aplicativos e agregadores para as mais diversas plataformas, é só escolher). Depois disso cadastrar o feed  - é um link disponível facilmente nos sites dos podcasts - e ouvir através do agregador escolhido. Parece um bicho de sete cabeças, mas juro que não é. 
Aqui você pode pensar: Mas e caso eu não conheça nenhum podcast ou queira descobrir novos? Bom, você pode aproveitar de duas estruturas disponíveis da web brasileira que reúnem uma grande quantidades de podcasts diferentes e oferecem um fácil acesso às categorias disponíveis: a Podflix e a Teiacast. Mas ainda recomendo que sempre que possível acompanhe via assinatura de feed e/ou site, e dê um feedback nos comentários para ajudar os produtores de conteúdo a crescer e melhorar (nós blogueiros sabemos como isso é importante).

Indicações


Por fim, mas não menos importante uma luz para que tiver o interesse em conhecer a mídia (ou até já conhece). Eu sou um apaixonado pela mídia podcast e as infinitas possibilidades criadas por eles. Gosto da mistura de sotaques, dos diferentes formatos, das diferentes opiniões, da variedade temática, são tantos os motivos e opções que poderia indicar vários aqui, mas foquemos nos literários já que livro é o tema mais abordado aqui no blog.
Antes pequena lista, acho que vale a pena fazer duas menções honrosas a podcasts "da casa":


No Meio do Caminho - Em 2014, partindo da ideia de um empolgado certo alguém, a Neyla e eu gravamos dois episódios de um projeto de podcast - com participações de leitores e autores - para o Coisas de Meninas. Por razões que não vem ao caso no momento, não seguimos a diante com ele,  mas os episódios - Leituras de Infância e Manias de Leitor - ainda estão disponíveis, fique livre pra ouvir e comentar.
Multiverso X - O Multiverso X é o blog que mantenho em paralelo, onde falo com mais liberdade sobre séries, quadrinhos, cinema, ilustração e literatura, e lá também temos o nosso podcast. O foco dos programas não é exatamente literário, mas livros estão presentes em quase todos os episódios lançados até hoje. A periodicidade não é muito regular, mas a cada quinze dias (em teoria) com muito bom humor e conteúdo a tripulação da nave Interlúdio embarca nos mais diversos universos com programas temáticos e também de indicações.

Indo agora a lista de indicações propriamente ditas, separei alguns com estilos bem diferentes para aumentar a chance de que encontrem algum do agrado de vocês; é claro que existem outros, fiquem a vontade para procurar e/ou compartilhar os que vocês já conhecem. Alguns deles já são presença constante no meu agregador, enquanto outros ainda não tive a oportunidade de ouvir, mas possuem boas recomendações.


Covil de Livros - O podcast de literatura dos rapazes do Covil Geek, comandado por Basso e Eduardo, usa seu espaço para a análise de livros para quem já os leu e outros aspectos da literatura. A cada programa discutem uma obra de maneira aberta, com spoilers, abordando desde a forma como foi escrita até as interpretações da equipe. Seus episódios vão desde livros clássicos até livros mais pops, além de contos e poemas.
CabulosoCast - Um dos maiores - se não o maior cast de literatura - do Brasil, podcast do site Leitor Cabuloso aborda  sob o comando de Lucien, o Bibliotecário, diversas questões do universo literário. O CabulosoCast tem, por exemplo, episódios sobre dicados a livros específicos, especiais sobre autores, estilos literários, entrevistas com autores e profissionais do ramo editorial, além de discussões extremamente pertinentes como racismo e a cultura do estupro na literatura. A diversidade de temáticas e abordagens é bem grande, e conta com participações relevantes em cada episódio. Vale a pena conferir, não só o podcast principal, como também o seu "irmão" - Os 12 Trabalhos do Escritor - comandado por A.J. Oliveira, que tem foco maior no processo de escrita e publicação de um livro, e a cada episódio conta com participação de um autor diferente. Já passaram por lá: Vanessa Bosso, André Vianco, Maurício Gomyde, Felipe Colbert, Eduardo Spohr.
30:MIN - O 30 Minutos, é o podcast do pessoal do Homo Literatus e tem, como dito por eles, a pretensão de facilitar a literatura e torná-la mais acessível, aproximando temas cults e pops. Liderados por Vilto Reis, com programas de aproximadamente meia hora, o 30:MIN se propõe a ser uma especie de "jornalistico literário" com opiniões, recomendações e discussões em tornos dos diversos aspectos da literatura e do mercado literário.
LiterárioCast - O LiterárioCast surgiu idealizado por Rafael Franças - com participações recorrentes de Anna Schermack e Larissa Siriani - como um podcast direcionado a assuntos do meio literário. Um espaço livre para debates direcionados a tópicos da literatura, do mercado editorial, dos segmentos literários, de adaptações… Enfim, um espaço literário.
Após três anos de trabalho o LiterárioCast se torna um dos principais podcasts nacionais de literatura. Um programa que aborda assuntos ligados a literatura, sempre com bom humor, e que vai ao ar nos dias 10, 20 e 30 de cada mês.
LivroCast - O Livrocast é um podcast de periodicidade quinzenal liderado por Marcelo Zaniolo que se debruça a cada programa sobre um obra especifica para analises e debates, sempre com muito humor. O programa é intercalado com outro episódio do chamado JPC Cast, onde os participantes julgam e fazem conjecturas sobre um livro que não leram baseados apenas em sua capa, o que é sempre uma grande brincadeira... Ou não, vai saber né!
O Drone Saltitante - Para quem gosta de literatura de fantasia e ficção científica, esse é o foco d'O Drone Saltitante. O programa comandado pelo casal Igor Rodrigues e Diana Ruiz tem o diferencial de produzir episódios em português e em espanhol, a língua materna de cada um. Eles intercalam os episódios de reviews de livros com os Encheção de Linguiça, que trazem as notícias e polêmicas recentes do mercado literário nacional e internacional, dentre outras coisas.
Caixa de Histórias - O Caixa de histórias é um podcast literário - criado por Paulo Carvalho - que pretende lhe dar uma experiência diferenciada na apreciação dos livros.Sempre um trecho da obra é narrado e comentado buscando apresentar novas obras pras novos leitores, e mostrando uma nova forma de consumir o conteúdo escrito.
Clube do Livro - Uma proposta das mais diferentes na podosfera literária: ser um podcast literário 100% interativo! A ideia deles é: os ouvintes escolhem o livro do mês, o apresentador lê junto com os ouvintes e durante a leitura eles podem interagir via Whatsapp enviando áudios que são inseridos no programa. Também acontecem resenha de livros em programas com temas especiais sempre abordando o universo da literatura de forma descontraída entre amigos.

Agora, por dentro de tudo isso, que tal aproveitar o que essa ferramenta tem a oferecer? Aproveita bem o dia e se for escutar algum, divulga junto com a hastag #DiadoPodcast e marca a gente nas redes sociais - Facebook e Twitter - ou comenta aqui. Sinceramente,espero que gostem. ;) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário