segunda-feira, 8 de janeiro de 2018

Quando a Bela Domou a Fera





Eleito um dos dez melhores romances de 2011 pelo Library Journal, "Quando a Bela domou a Fera" é uma releitura de um dos contos de fadas mais adorados de todos os tempos.
Piers Yelverton, o conde de Marchant, vive em um castelo no País de Gales, onde seu temperamento irascível acaba ferindo todos os que cruzam seu caminho. Além disso, segundo as más línguas, o defeito que ele tem na perna o deixou imune aos encantos de qualquer mulher.
Mas Linnet não é qualquer mulher. É uma das moças mais adoráveis que já circularam pelos salões de Londres. Seu charme e sua inteligência já fizeram com que até mesmo um príncipe caísse a seus pés. Após ver seu nome envolvido em um escândalo da realeza, ela definitivamente precisa de um marido e, ao conhecer Piers, prevê que ele se apaixonará perdidamente em apenas duas semanas.
No entanto, Linnet não faz ideia do perigo que seu coração corre. Afinal, o homem a quem ela o está entregando talvez nunca seja capaz de corresponder a seus sentimentos. Que preço ela estará disposta a pagar para domar o coração frio e selvagem do conde? E Piers, por sua vez, será capaz de abrir mão de suas convicções mais profundas pela mulher mais maravilhosa que já conheceu?
Título: Quando a Bela Domou a Fera
Série: Contos de Fada #1
Autor (a): Eloisa James
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 320


Se tinha um romance de época que eu estava doida pra ler desde o lançamento era Quando a Bela Domou a Fera. Muito bem comentado e com uma proposta interessante de releitura de um conto de fadas. E eis que agora tive a oportunidade de conhecer essa história e acabei me surpreendendo já que ela se mostrou ainda melhor do que eu esperava.
Quando a senhorita Linnet Berry Thrynne se rendeu aos beijos do belo príncipe Augustus, imaginou que os dois fossem firmar um compromisso. Ele, um excelente bom partido, sempre estava a lhe rodear, fazendo juras de amor e fazendo com que ela se sentisse uma privilegiada em ter toda essa atenção. Contudo, as coisas saíram bem diferentes do que imaginava. O jovem rapaz a "despachou" em um baile, frente a tantas pessoas. O motivo? Bom, por ser um príncipe, deveria se casar com alguém à sua altura e que seu pai aprovasse. E, certamente, ele não aprovava nossa mocinha, que era filha de um visconde.
Ainda com o coração partido, ela precisou lidar com os risos disfarçados e olhares de compaixão daqueles que presenciaram a cena. E, como se não bastasse, essa vergonha, ainda precisará lidar com os boatos de que está grávida do príncipe. Com a reputação na lama e temendo que a filha não consiga mais um bom partido para casar, seu pai e sua tia decidem levar adiante a farsa da gravidez e ofertar a mão de Linnet ao conde de Marchant, Piers Yelverton. O pai do conde sempre foi um aficionado pela família real e, com toda certeza, aceitaria de bom grado que sua futura nora carregasse em seu ventre o filho de um príncipe.
O nosso conde bonitão é um homem bem peculiar, que vive em um castelo e trabalha como médico. Seu jeito franco e por vezes grosseiro pode até intimidar a maioria das pessoas, mas Linnet não é qualquer pessoa e, apesar de não querer casar-se com ele, não vai deixar com que a dispense assim, do nada. Piers não é o tipo de homem fácil de lidar e, por conta de uma fratura na perna que o obriga a usar uma bengala, não se deixa mais levar pelos encantos das mulheres. Mas será que ele ficará imune ao charme de nossa mocinha?
Eu nunca ri tanto em um romance de época como nesse livro! Se tem algo que eu aprecio nessa vida é uma trama divertida, com personagens sagazes, que despertem em mim aquela vontade de os conhecer mais a fundo. E Quando a Bela Domou a Fera trouxe tudo isso e muito mais. Com uma trama que mesclou momentos divertidos, românticos e um certo drama, ela me ganhou logo de imediato e manteve minha atenção até a última frase.
Os protagonistas são um show a parte e eu não sei dizer de qual dos dois eu gostei mais. Linnet e Piers são duas criaturas fáceis de cativar e, apesar de terem personalidades bem distantes, são aquele típico caso de química perfeita. Ela é uma mocinha muito bela, capaz de deixar qualquer homem aos seus pés e de conseguir o que desejar usando apenas o sorriso, uma de suas armas mais fortes. Contudo, ela carrega dentro de si uma mágoa que só mesmo o tempo vai poder curar.
Com Piers as coisas não são muito diferentes. Embora o que fique mais evidente seja seu gênio forte e o jeito grosseiro de lidar com as pessoas ao seu redor, nosso mocinho também carrega profundas mágoas que não está disposto a deixar para trás. Sua história é forte e me tocou bastante quando fiquei conhecendo-a mais a fundo. Apesar de ter me conquistado por conta da personalidade marcante e dos embates com Linnet, Piers era na maioria do tempo uma grande incógnita. Queria saber o por quê dele estar sempre na defensiva e o que aconteceu com sua perna que o levava a andar co tanta dificuldade. E, quando tudo veio à tona, eu me vi conquistada por completo!
O livro não se prende apenas ao romance. Apesar dele ser o foco da história, existem subtramas paralelas que vão trazer momentos bem emocionantes. Foi muito bom poder acompanhar a evolução no relacionamento entre Piers e seu pai, bem como o dele com Linnet. E é ainda melhor perceber o quanto os personagens amadurecem ao longo da trama. Os diálogos entre os personagens são inteligentes e, as vezes, bem ácidos, mas sempre sem perder o bom humor.
Os capítulos curtos fazem com que a leitura se torne ainda mais ágil e a narrativa da Eloisa James é incrível. Ela escreve de forma leve, como se estivesse batendo um papo com o leitor e me senti totalmente inserida na história. Existem muitos clichês na trama e, embora eu seja uma pessoa que os aprecia, acho que em demasia eles acabam cansando. Embora a autora tenha usado bem os clichês, mesclando com situações adversas e divertidas, achei que as últimas 50 páginas foram um pouco previsíveis demais. Não tirou o brilho da trama, mas achei que ela poderia ter saído do trivial e apostado em algo diferente.
Quando a Bela Domou a Fera é um excelente início de série e estou bem ansiosa para o que está por vim. O livro traz uma mensagem muito bonita sobre perdão e superação, o que acaba sendo inspirador já que retrata de uma forma muito bonita o quanto as duas atitudes fazem bem para o ser humano e o quanto podem ser libertadoras. É, sem dúvida, uma história feita para arrebatar aqueles corações sonhadores. E, se você ainda não leu nenhum romance de época e não sabe por onde começar, eis aqui uma bela dica. Leiam e depois venham me contar o que achou.

14 comentários:

  1. Olá Neyla
    Em 2017 eu realizei a leitura desse livro e só posso dizer que amei amei e amei. É maravilhoso e em muitos momentos me fez até rir, simplesmente adorei!
    Beijos
    https://florescendolivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Neyla, tudo bem?
    Eu ainda não tinha ouvido falar sobre esse romance de época e achei a proposta da releitura bem tentadora. Eu não sou fã do gênero, portanto não tenho o hábito de acompanhar os lançamentos ou mesmo os que já estão no mercado. Pretendo oferecer uma chance para leituras do tipo, pois sempre me deparo com grandes elogios e principalmente com muitas pessoas destacando em suas resenhas o bom humor destes. Agora estou curiosa para saber se é de fato engraçado.
    Dica anotada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Quero muito realizar a leitura desse livro Neyla, parece ser uma ótima pedida e nunca encontrei nenhum comentário negativo! Ainda mais com essa edição incrivel <33
    Abraços

    ResponderExcluir
  4. Olá Neyla, tudo bom? Amei a trama, nossa eu estava com muitas dúvidas sobre ler esse livro, até que a Mandy me animou e agora vem você com essa resenha incrível. Também adoro tramas que tem um ótimo senso de humor e essa parece ter muito mais que isso. Eu que estava em dúvida, agora tenho certeza que quero ler. Parabéns por essa resenha maravilhosa.

    bjus


    http://naturezaliteraria.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Neyla, morri de rir neste livro. os diálogos entre eles é bem ácido mesmo. A capa está linda, outro ponto que adorei.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  6. Oii,

    Eu estou bem curiosa para ler este livro, gostei de saber que ele superou suas expectativas e que possibilitou boas risadas, são coisas que eu não imaginava rs. Anotei a dica aqui.

    Beijinhos...
    http://www.paraisoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Oiie
    Que blog lindo e que resenha maravilhosa, tenho muita vontade de ler, espero gostar tanto quanto você. Bacana saber que tem cenas engraçadas, adoro isso. Estou ansiosa pela leitura.
    Bjos, Bya! 💋

    ResponderExcluir
  8. EU li esse livro há algum tempo mas me lembro que gostei bastante. Na verdade, amo livros inspirados por A Bela E A Fera.
    Beijos
    Mari
    Pequenos Retalhos

    ResponderExcluir
  9. Oi tudo bem? Eu fiquei muito afim de ler esse livro logo quando ele foi lançado. Depois acabei perdendo o interesse. Mas gostei de saber que você curtiu a leitura, me estimula, mais.

    ResponderExcluir
  10. Não conhecia essa obra! Gostei muito de saber um pouco sobre ela, vou tentar ler ele esse ano"

    ResponderExcluir
  11. Oiii Neyla

    Esse é um dos poucos romances de época que me chama a atenção e eu adoro saber que além do romance ele também arranca risadas do leitor. Com certeza quero conferir essa história.

    Beijos

    www.derepentenoultimolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Oiii!

    Eu não li esse livro, embora eu tenha ele aqui fiquei com receio pois só li resenha negativa, a sua foi uma motivacional. AMO a tematica do livro e fico feliz que tenha te agradado. Vou dar uma chance!

    Beijinhos,

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Eu estou louca para ler esse livro. Primeiro, porque amo releituras de contos de fadas. Segundo, que estou numa fase de romances de época que quero ler todos hahaha.
    Adorei a premissa desse, mas duas coisas me chamaram ainda mais a atenção na sua resenha. O fato de ser uma leitura tão divertida, com um humor inteligente. Amo livros assim, então, isso já me deixou mais animada para ler. A outra coisa é o fato de existirem tramas paralelas, além do romance. Acredito que isso deixe a leitura mais interessante ainda.
    Adorei sua resenha e já anotei a dica.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Ano passado eu li tantas resenhas desse livro e a impressão é que já tinha lido a obra, a história parece bastante legal para cativar o leitor que curte uma leitura de entretenimento, estava dando um tempinho para ler, que bom que te cativou.

    ResponderExcluir