segunda-feira, 14 de maio de 2018

Preciso Saber






O thriller do ano: uma analista da CIA deverá escolher entre o amor de sua família e o juramento feito a seu país.
Vivian Miller é uma agente do departamento de contrainteligência da CIA, e sua tarefa é desvendar células infiltradas de inimigos russos em solo americano. A dedicada analista está muito próxima de receber a tão esperada promoção, depois de desenvolver um método revolucionário para ajudar na identificação de agentes secretos da Rússia. Ao conseguir acesso ao computador de um potencial agente russo, Vivian descobre uma pasta de conteúdo altamente confidencial: os inimigos estariam, de fato, vivendo em pleno solo dos Estados Unidos, passando-se por cidadãos comuns. Clique após clique, no entanto, Vivian se depara com uma verdade de consequências avassaladoras, capaz de colocar em xeque tudo o que ela mais ama. Entre a promessa de defender seu país e o desejo de proteger sua família, Vivian é uma mulher dividida. Terá, enfim, de decidir entre a lealdade e o amor? E, diante de uma escolha como essa, em quem ela pode confiar?
Título: Preciso Saber
Autor (a): Karen Cleveland
Editora: Planeta
Número de páginas: 300

Se tem um gênero que nós (Cosme e Neyla) amamos demais é o thriller. Tem coisa melhor que pegar um livro e se sentir totalmente inserido na trama, investigando, desconstruindo mistérios e indo a fundo nos mais remotos segredos de um ser humano? E foi pensando nesse amor em comum que decidimos ler juntos esse livro maravilhoso, lançamento da Planeta e que nos deixou sem fôlego.
Vivian Miller é a protagonista da nossa história. Ela trabalha na inteligência da CIA e tem a tarefa de encontrar agentes russos infiltrados no território americano. Depois de desenvolver um programa de espionagem capaz de invadir um computador de um agente, Vivian está mais próxima de descobrir tudo sobre um certo agente que está no seu caminho.
Quando ela finalmente consegue ter acesso ao computador dele, começa a procurar pistas que os ajudem a encontrar os agentes adormecidos, que são russos que se infiltraram no país e que levam uma vida normal, como se fossem cidadãos norte americanos. A CIA sabe da existência desses agentes adormecidos no país, mas precisa saber quem são para poder capturá-los e obter maiores informações sobre o esquema armado pelos russos.
 Ao se deparar com uma pasta suspeita, ela faz aquilo que qualquer pessoa faria: abre! E lá dentro está a surpresa. Há cinco fotos. Todos são possíveis agentes. Porém, um deles lhe chama atenção. Ela conhece aquele rosto tão bem quanto a palma de sua mão, afinal de contas, é o seu marido.
Eu, Cosme, confesso que fiquei sem chão junto com a Vivian (e eu, Neyla, também). Tantos anos de convivência e a mulher nunca percebeu nada de anormal. Matt sempre foi um pai e marido exemplar e eles têm um relacionamento incrível. Como ela poderia imaginar que esse homem, que sempre foi presente e correto, é um agente russo?
Mas você acha que para por aí? Nananinanão! Dividida entre a lealdade ao país, a quem jurou proteger, e o amor à família, Vivian se vê entre a cruz e a espada. Ela precisa fazer a coisa certa, mas a cada nova página vamos descobrir, junto com ela, que decidir o que é certo pode se tornar uma tarefa cada vez mais complicada.

Faz tempo que eu não lia um livro com tanta tensão como esse. A cada final de capítulo eu perdia uma unha de tanto roer! Vivian está literalmente perdida. Se alguém encontrar essa foto, ela pode ser chantageada ou considerada cúmplice, perdendo o emprego e a chance de dar uma vida melhor para seus filhos.
Nessa história, nós não vamos descobrir a resposta para “Em quem devemos confiar?”. Eu fiquei louco com tanta pressão em cima da Vivian, e não quero estar na pele dessa mulher! Existem segredos por toda parte, e ela precisa ser forte para tomar as decisões corretas para ter a sua pele livre das ameaças.
Gostei muito da história! O desenrolar do suspense é impecável, a história se desdobra facilmente e a leitura é rápida e fluida. E o mais chocante de todo o livro é aquele epílogo babado que me matou em apenas duas páginas! Neyla e eu ficamos tão arrebatados que demorei horrores para digerir a informação!
Preciso saber é um livro para quem adora sentir a tensão de uma história. Acompanhar a vida da Vivian foi uma experiência de tirar o fôlego, e torço para que dê tudo certo na vida dela (mesmo após aquele final destruidor). 
Comigo, Neyla, não foi diferente. Comecei lendo achando que já estava manjando de todos os "paranauês" e me vi presa em uma trama que me deu uns nós no cérebro. Assim como Cosme, fazia muito tempo que não lia um livro que me deixasse tão tensa e ansiosa para saber o desfecho. A cada novo capítulo novas informações vão sendo inseridas, o que nos leva a construir e desconstruir ideias, para depois voltar a construí-las e desconstruí-las. Deu pra entender a gravidade da coisa toda?
Não vou mentir: eu desconfiei de tudo e de todos. Se estivesse no lugar da Vivian, não sei como iria agir já que não tenho metade da força dessa mulher. Ver toda sua vida cair por terra e ainda ser chantageada é algo que mexe com a cabeça de qualquer um. E ela, apesar de alguns momentos de desespero, se manteve firme em encontrar a melhor solução para tudo.
Foi uma leitura que me surpreendeu demais e que, mais uma vez, fez despertar em mim a grande investigadora que trago na minha longa bagagem de leitora. Achei o livro bem escrito, a trama é envolvente e os personagens são ótimos. Vivian é uma excelente protagonista, cheia de determinação e força. Já Matt, gente do céu, eu não sei o que achar dele. Eu desconfiei, confiei, deixei de confiar e voltei atrás novamente. E isso foi algo que aconteceu até o final.
E o que foi aquele final, minha gente? Eu e Cosme ficamos de boca aberta, totalmente arrebatados pelo que aconteceu! Precisei reler o epílogo umas duas vezes pra ter certeza de que era aquilo mesmo, que eu não estava lendo errado. A autora brincou conosco o tempo todo e no final jogou aquela bomba nos deixando sem fôlego.
Foi uma experiência maravilhosa fazer essa leitura em conjunto. É sempre muito bom poder ler com alguém e dividir, em tempo integral, suas opiniões e sensações durante a leitura. Preciso Saber é uma leitura rápida, muito dinâmica, que com toda certeza vai fazer os fãs do gênero enlouquecerem. Recomendamos demais a leitura!

Cosme e Neyla

Nenhum comentário:

Postar um comentário