segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Amigos Para a Vida

Francis não tem amigos. Ele sofre bullying porque é diferente. Em casa, vive trancado no sótão, onde tem uma fabulosa coleção de bonecas vestidas com roupas que ele mesmo cria. Adora moda e pediu de aniversário uma máquina de costura.
Um certo dia na escola, na hora do intervalo, Francis vai se sentar num banco, no lado mais afastado do pátio, porque prefere a solidão a ser zoado.
Mas nesse dia, sentindo-se triste, ele vê alguém atravessar o gramado na sua direção. É uma menina de mais ou menos a sua idade, embora não a reconheça como aluna da escola. Ela se senta na outra ponta do banco, em silêncio.
Francis fica curioso. E então lhe estende a sua caneca de chá. A menina olha para ele, surpresa e chocada. Afinal, ela é um fantasma, chama-se Jessica, e Francis é a primeira pessoa que consegue vê-la desde que ela morreu.
Entre os dois surgirá uma amizade extraordinária e transformadora.
Amigos Para a Vida é uma delicada história de amizade – e seu poder transformador – entre quatro adolescentes fora dos padrões dominantes, celebra o direito de ser diferente e é leitura obrigatória para todos que combatem o bullying. Um livro divertido, corajoso e genuinamente emocionante.
Título: Amigos Para a Vida
Autor (a): Andrew Norriss
Editora: Valentina
Número de páginas: 208

Hoje vamos falar de um dos livros mais fofos que li em 2019 e que entrou para a lista dos melhores do ano. Eu já imaginava que iria gostar do livro, mas não passou pela minha cabeça que a história iria me conquistar tanto. Sabe quando você está numa vibe não muito legal da sua vida e o livro cai no seu colo pra trazer a leveza que tanto precisava. Foi o que aconteceu comigo.
Francis é um garoto de 11 anos que sofre bullying na escola pelo fato de ser diferente dos demais. Ele, que é sempre muito gentil e prestativo, se vê sendo motivo de piadinhas e deboches pelo fato de gostar de costurar (e fazer isso com uma maestria incrível) e ter uma coleção de bonecas no sótão. Ele já está acostumado a passar os dias sempre sozinho e fica surpreso quando, na hora do intervalo, uma garota se aproxima dele, sentando-se no mesmo banco. A garota também parecia estar sozinha e, quando Francis puxa um assunto, acaba causando um espanto na mesma já que ninguém na escola consegue vê-la porque ela está morta.
Jessica, a nossa fantasminha, morreu há um tempinho e desde então passou a vagar pelos corredores da escola. Nunca ninguém a viu, Francis é a primeira pessoa com quem ela fez contato durante todo esse tempo e logo os dois criam uma conexão forte. Ambos são solitários, Francis sempre quis um amigo e Jessica prova ser uma companhia adorável e torna seus dias mais agradáveis. 
A mudança em seu jeito é logo percebida por sua mãe, que nunca viu o filho tão feliz em sua vida. E quando uma vizinha nova lhe pede ajuda com sua filha, que vem tendo problemas na escola, ela logo pensa no filho e no quanto ele pode vim a ajudar essa garota já que ele mesmo tem apresentado uma mudança tão positiva. De imediato a ideia não é bem aceita por Francis e, quando conhece Andi, ele tem certeza de que nada poderá fazer pela garota já que ambos parecem não ter nada em comum. Contudo, eles acabam se aproximando já que ela também pode ver Jessica.
E é a partir daí que vai começar uma grande mudança na vida, não só de Francis, mas também de Andi. Juntos, eles tentarão descobrir o motivo de Jessica ainda não ter conseguido fazer sua passagem para o "outro lado" e irão fazer descobertas incríveis, além de estreitar cada vez mais os laços de amizade.
Que história linda, gente! Eu terminei a leitura com um sorriso bobo no rosto e um calorzinho de ternura no peito. Amigos Para a Vida foi um livro que me prendeu, que trouxe em suas páginas assuntos sérios e que precisam ser discutidos, mas com uma leveza enorme. É uma história delicada, porém escrita de uma forma que não se tornou pesada ou triste.
Eu amei Francis antes mesmo de conhecê-lo melhor. Ele é um garoto gentil, dono de um coração puro e que, embora já tenha passado por muitas situações ruins, não se tornou amargo ou grosseiro. A amizade que ele constrói com as meninas é sólido e verdadeiro, algo bonito de se ver. Francis é um garoto de ouro e, infelizmente, os outros não conseguem enxergar porque tudo que veem é o fato dele ter uma coleção de bonecas e costurar. O mesmo acontece com Andi e Roland (outro garoto que vem somar mais experiências a essa história), que são julgados pelos demais por conta de sua aparência, algo que acontece tão intensamente na vida de tantas e tantas crianças e adolescentes.
Não sei bem dizer a vocês o que eu mais amei em Amigos Para a Vida. Comecei a ler imaginando que não fosse me envolver tanto com a história, mas acabei me vendo totalmente imersa nela, me emocionando e me apegando por cada um dos personagens. Uma coisa que é importante ressaltar é que, apesar da trama trazer o bullying e as consequências dele naqueles que passam por isso, o foco maior é em como a amizade criada pelos garotos os ajuda a superar tudo isso.
Cheio de reflexões e mostrando o valor de uma amizade verdadeira, esse livro entrou para a lista dos favoritos do ano. Foi uma leitura rápida, porém intensa e emocionante, que me fez sorrir e derramar algumas lágrimas (vocês sabem que sou chorona). É interessante perceber o quanto cada um deles amadurece no decorrer da trama e como Jessica conseguiu mudar suas vidas sem ao menos se dar conta disso.
Muito embora seja um livro mais juvenil, eu recomendo a leitura dele para pessoas de qualquer idade. Esse é aquele tipo de livro obrigatório,tanto para filhos, como para os pais. Uma história cativante, que diverte, emociona e nos faz refletir. Leiam, tenho certeza que será uma experiência maravilhosa. <3

2 comentários: