segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

O Fogo Invisível









Qual é a verdadeira origem da arte?
O jovem e promissor linguista David Salas não esperava tirar férias de um dia para o outro e ir à Madri – menos ainda encontrar-se lá com Lady Victoria Goodman, uma velha amiga de seus avós que não via havia mais de vinte anos. De repente, os planos para suas férias mudam de maneira drástica e ele se vê em uma corrida surpreendente para desvendar o que aconteceu com um aluno de Lady Goodman, que ela diz ter sido assassinado.
Para sua surpresa, a resposta parece estar escondida no mito do Graal e sua ligação com a Espanha. Entre igrejas romanas remotas nos Pirineus, coleções de arte em Barcelona, livros antigos e códigos estranhos, David e seus companheiros nos levam a um enredo cheio de intrigas e mistérios, que nos fazem questionar sobre a origem da inspiração, da literatura e da verdadeira arte.
Título: O Fogo Invisível
Autor (a): Javier Sierra
Editora: Planeta
Número de páginas: 320


Hello pessoas! Hoje estou trazendo o livro O Fogo Invisível de Javier Sierra.
Tudo começa com o nosso protagonista, David Salas, formado em filologia (que confesso nunca tinha ouvido falar, resumindo é a pessoas que faz um estudo rigoroso de documentos antigos) e filosofia. David trabalha como professor de linguística na Trinity College, em Dublin. Sua chefe, cansada de ver ele só com livros e mais livros,sem nunca tirar férias, resolveu se juntar com a mãe de David e lhe mandar para Madrid sua terra natal. E é lá que nossa história tem o primeiro pontapé.
O primeiro contato que David tem em Madrid é com Paula Esteve, que aparece cheia de mistério a mando de Lady Victoria, uma antiga amiga da família. A conversa dos dois é bem misteriosa ,sobre palavras e escritas, teorias e Parmênides (para quem não conhece, é considerado o fundador da escola de pensamento de Eleia).
No reencontro entre David e Lady Victoria, ela lhe convida a fazer parte de um grupo, digamos, de gênios formado por quatro pessoas: Paula, Luís, Johnny e Ches. Cada um tem uma especialização ,mais todos muito inteligentes! Esse grupo chama-se Montanha Artificial e nele ocorrem vários debates de como a literatura pode ser mágica. David e o grupo passam a saber mais sobre o Santo Graal e Guillermo, que morreu investigando sobre o artefato. A questão é que eles têm inimigos para impedir essa descoberta. Mas Victória está fascinada pelo Graal há muito tempo e faz com que nosso grupo entre em uma busca por mais informações sobre o objeto e onde ele se encontra nos dias atuais. O que posso dizer é que nossos protagonistas passam por poucas e boas nessa investigação, fazendo com que nós, leitores, fiquemos mais curiosos do que o normal.
O livro me lembrou muito os livros de Dan Brown, inclusive um de seus livros é citados por nossos personagens em um caloroso encontro para discutir literatura. Apesar da comparação o autor soube colocar sua identidade na escrita, inclusive em um momento ele fala que livro pra ser bom tem que inspirar os outros e acredito que tenha sido isso que aconteceu.
A escrita de Javier é bem clara e muito, muito mesmo inteligente. Gente,, sério eu fiquei abismada com as teorias sobre o Graal, dá pra perceber que o autor estudou muito sobre o assunto. Não procurei saber se realmente ele fez pesquisa de campo, mas a riqueza de detalhes que ele nos traz mostra que sim. Nunca na vida ia pensar qualquer coisa relacionada ao assunto do Graal e aqui estou bestificada com suas teorias. 
Gostei do livro, das suposições e como a história é apresentada para que possamos nos envolver nela. Como eu disse, ele detalha muito bem as cenas e lhe dá uma riqueza de informações tão grande sobre os assuntos tratados que as ideias do personagem acabam se tornando suas. Cada coisinha e informações das investigações foram colocados de forma correta para que nós leitores consigamos entender o rumo que a história nos leva sem atrapalhações. E, por ser um livro com muitas informações, isso ajudou muito.
Os personagens são muito bem caracterizados e cada um tem sua importância e diferencial para compor o enredo. A história é totalmente voltada para o David, inclusive é ele que narra tudo o que acontece. Posso dizer que nesse livro vocês vão encontrar drama, romance, loucura e muito mistério.
Não é um dos meus gêneros favoritos, mas o livro me conquistou. Parte legal do livro são as imagens, como os personagens conversam e detalham sobre elas, não precisa parar para pesquisar no Google do que eles estão falando. Sim galera, tem imagem no livro, o que ajudou muito. Quando um personagem fala de algum detalhe da imagem tal é só vocês virararem a página e olhar também. Ajudou bastante na minha investigação (kkkkkkk), fora que aprendi muito olhando cada detalhezinho de obras que já conhecia e outras não. Fiquei totalmente vidrada nos acontecimentos e nas descobertas apresentadas pelo autor, me deixando cada vez mais curiosa em saber o final e quais perigos e mistérios nosso grupo iria ter que passar.
Beeeijos!!!

Mayana Dórea

Nenhum comentário:

Postar um comentário